Folha de S. Paulo


Cruzeiro vence o Goiás de virada e mantém liderança do Brasileiro

O Cruzeiro manteve sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro ao vencer o Goiás, de virada, por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Serra Dourada, pela 20ª rodada da competição nacional.

Renan Oliveira abriu o placar para os goianos aos 27 min do primeiro tempo. Willian empatou aos 37 min e anotou o segundo aos 26 min da etapa final.

O Cruzeiro chega, assim, a sua sexta vitória consecutiva na competição. O resultado faz o clube manter-se com folga na ponta da tabela de classificação com 43 pontos. O vice é o Botafogo com 39. A equipe carioca venceu o Corinthians por 1 a 0, no Rio.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Já o Goiás permanece em nono lugar com 26 pontos. Foi a primeira derrota do time goiano em casa no campeonato.

Na próxima rodada, o Cruzeiro recebe o Atlético-PR, no sábado. No dia seguinte, o Goiás vai ao Pacaembu encarar o Corinthians.

O JOGO

As duas equipes entraram em campo no Serra Dourada sem seus principais artilheiros. Walter, com oito tentos no campeonato, não pode atuar devido a uma lesão na coxa direita sentida na derrota para o Santos no sábado. O zagueiro Ernando e o volante Dudu Cearense também não foram ao gramado por contusão.

Já o técnico Marcelo Oliveira não teve Borges, que fez quatro gols na competição. Ele chegou a viajar com a equipe para Goiânia, mas acabou preservado. Com seis gols, Ricardo Goulart foi seu substituto.

Mais organizado em campo, o time da casa partiu para cima desde o começo e deu mostras de que iria dominar o duelo. Acuado, o Cruzeiro tentou esboçar uma estratégia baseada nos contra-ataques, mas não conseguiu criar muitas jogadas.

Apesar da superioridade, o Goiás só conseguiu chegar efetivamente à meta de Fábio aos 27 min, quando abriu o placar. O meia Hugo, ex-São Paulo, lançou Ramon dentro da área pela direita. De primeira, o meio-campista inverteu a jogada para a direita e, de cabeça, Renan Oliveira mandou para as redes rivais.

Os goianos continuaram melhores em campo e até tiveram chance de ampliar o marcador. Mas o time mineiro aproveitou-se de um descuido defensivo do adversário e chegou ao empate aos 37 min.

Em uma troca de passes rápida, Alisson recebeu no meio e rolou na frente para Willian, ex-Corinthians, que invadiu a área e chutou no canto direito de Renan.

O gol equilibrou a partida e diminuiu o ímpeto dos goianos, que sentiram o golpe tomado e o duelo terminou empatado na primeira etapa.

O segundo tempo começou mais movimentado. Os dois clubes saíram para o ataque, mas os erros de passe próximo a área dificultaram a criação de reais oportunidades de gol.

Nem as saídas de Alisson e Ricardo Goulart para as entradas de Anselmo Ramon e Dagoberto melhoraram o poderio ofensivo da equipe.

Pelo lado do Goiás, Junior Viçosa entrou no lugar de Neto Baiano para dar mais velocidade à frente. Tartá também entrou, na vaga de Ramon.

O Goiás voltou a se impor no confronto e Hugo meteu uma bola na trave aos 21 min, após jogada rápida de Renan Oliveira.

Inferior na partida, o técnico cruzeirense Marcelo Oliveira sacou o lateral direito Ceará para a entrada de Mayke. E a troca deu certo. Aos 26 min, Lucas Silva lançou Mayke na ponta direita, dentro da área. O jogador cruzou para trás e, da marca do pênalti, Willian finalizou no canto direito.

O tento abriu ainda mais o Goiás. Ederson Moreira colocou Araújo na vaga de Hugo para dar mais gás à equipe, mas o que se viu foi uma maior desorganização em campo, com muitos espaços na defesa.

O Cruzeiro esteve próximo de ampliar o marcador, mas perdeu diversas chances. Já o Goiás não estava em um dia de sorte. Aos 40 min, Davi mandou uma bola na trave em cobrança de falta.

Com isso, o placar terminou 2 a 1 para o líder do Brasileiro.


Endereço da página:

Links no texto: