Folha de S. Paulo


Com 3 jogos em 6 dias, santistas temem que desgaste prejudique time no Brasileiro

O Santos inicia nesta terça-feira contra o Internacional, em Novo Hamburgo, uma maratona de jogos no Campeonato Brasileiro. Após esta partida atrasada da décima rodada, na quinta, a equipe volta a campo, desta vez ante o Flamengo, no Rio. No domingo, recebe o Botafogo na Vila Belmiro.

Os jogadores estão preocupados com o provável desgaste que poderá causar essa sequência de jogos em um curto período de tempo.

"O que preocupa mais é que quanto mais jogamos, mais temos chances de machucar e de errar. E os erros custam muito caro. Essa sequencia de exigência física e psicológica desgasta bastante", disse o goleiro Aranha em entrevista coletiva.

Ivan Storti/Divulgação/Santos FC
O goleiro Aranha durante treinamento do Santos
O goleiro Aranha durante treinamento do Santos

O lateral esquerdo Emerson concorda que o elenco fará um sacrifício extra esta semana, mas crê que o grupo está preparado.

"Na base, estamos acostumados com esses torneios de curto prazo e joga-se de um dia para outro. Será um sacrifício, um desgaste a mais. Mas dependendo da intensidade do jogo, dá para aguentar."

Para encarar três jogos em seis dias, o técnico Claudinei Oliveira convocou 22 atletas. Os volantes Arouca e Marcos Assunção e o meia Montillo continuam fora por contusão. O lateral esquerdo Mena serve à seleção chilena em amistoso contra a Espanha e é mais um desfalque.

Com 25 pontos e na nona colocação do Nacional, o time santista almeja a vitória fora de casa para iniciar uma recuperação em busca do G-4 --o Atlético-PR é o quarto com 34 pontos.

"Não pensamos em meio da tabela ou lá embaixo, temos que pensar lá em cima e mostrar a força do grupo. E vamos buscar esses dois jogos a menos para encostar no G-4", declarou o lateral esquerdo Emerson ao se referir ao outro jogo atrasado, contra o Náutico, marcado para o próximo dia 25.

O Santos tem a segunda melhor defesa do brasileiro com 14 gols tomados. Nos últimos cinco jogos, a equipe levou apenas dois gols. Com esse trunfo, os jogadores santistas esperam manter a eficácia defensiva para ajudar nas vitórias.

"O Internacional é um grande time, vem embalado com duas vitórias sobre Corinthians e Ponte Preta. Mas estamos bem postados, está difícil fazer gol na gente. Vamos para buscar o melhor resultado mesmo", disse Emerson.

"Nossa equipe é equilibrada. Nosso posicionamento defensivo está muito bom, todos vêm marcando", completou Aranha.


Endereço da página:

Links no texto: