Folha de S. Paulo


Com Vettel e Webber no pódio, Red Bull espanta marca negativa em Monza

A vitória de Sebsatian Vettel e o terceiro lugar de Mark Webber no GP da Itália de F-1, neste domingo, colocaram fim a uma marca negativa da Red Bull em Monza.

A tricampeã mundial jamais havia colocado seus dois pilotos no pódio no tradicional circuito italiano, onde tem um de seus piores retrospectos dentre as etapas do calendário da categoria.

Mais que isso. Em 18 participações até a corrida deste ano, apenas uma vez tinha ficado entre os três primeiros. Havia sido em 2011, quando Vettel venceu a prova.

No ano passado, por exemplo, o tricampeão abandonou o GP com um problema no alternador, enquanto Webber rodou e não completou a prova.

"Já na sexta-feira o ritmo do nosso carro foi uma surpresa, porque tradicionalmente este não é um circuito em que vamos bem", disse Vettel, que lidera o Mundial com 53 pontos de vantagem sobre Fernando Alonso.

De acordo com o alemão, a performance dominante que teve na corrida deste domingo, que encerrou a etapa europeia da F-1 em 2013, surpreendeu até Adrian Newey, projetista da escuderia austríaca.

"No caminho para o pódio ele me disse: 'Achei que este final de semana seria apenas de contenção de danos'. E eu falei que se conter os danos fosse sempre como em Monza, eu ia querer sempre", completou Vettel, que chegou à terceira vitória na Itália --a primeira foi em 2008, quando ainda corria pela Toro Rosso.

Para Webber, foi a primeira oportunidade de subir no pódio mais famoso da temporada, já que ele fica em cima da pista e muito próximo dos fãs.

"Foi ótimo colocar esta marca na minha lista, já que este é um dos eventos mais tradicionais da F-1, assim como Mônaco, por exemplo", disse o australiano, que se despede da categoria no final do ano.


Endereço da página:

Links no texto: