Folha de S. Paulo


Líder, Cruzeiro bate o Flamengo e supera campanha do título de 2003

Com um gol de Ricardo Goulart no segundo tempo, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 1 a 0, no Mineirão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o triunfo, a equipe chegou a 40 pontos na liderança da competição. O time encerrou o primeiro turno com 70,2% --superando a campanha de 2003, quando o clube conquistou o título. Na oportunidade, o Cruzeiro encerrou a primeira fase com 68,12%.

Já o Flamengo soma 22 pontos e está na 15ª colocação --mesma pontuação do Atlético-MG, que leva desvantagem nos critérios de desempate e ocupa a 16ª posição. O primeiro time na zona de rebaixamento é a Portuguesa, que soma 19 pontos.

O primeiro tempo começou com o Cruzeiro acuando o Flamengo. Os donos da casa impunham um toque rápido de bola e com muita velocidade, geralmente com as jogadas sendo criadas por Everton Ribeiro, que dava muito trabalho aos marcadores adversários, especialmente Luiz Antônio.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O futebol ofensivo e envolvente do Cruzeiro entusiasmava o seu torcedor, que compareceu em bom número ao Mineirão. O time celeste falhava nas finalizações e isso o impedia de abrir o placar. O Flamengo estava pressionado.

Depois dos 20 min, o domínio do Cruzeiro diminuiu. A marcação celeste já não era tão adiantada e tão eficiente. Dessa forma, o Flamengo passou a se arriscar algumas vezes no ataque, o que não aconteceu no começo da partida. Mesmo assim, a equipe mineira levava mais perigo do que os visitantes. Aos 31 min, Everton pegou uma bola rebatida por Paulo Victor e acertou potente chute, que foi bem defendido pelo goleiro flamenguista.

O Cruzeiro criou excelente oportunidade aos 45 min, quando o volante Nilton cabeceou no travessão.

O time mineiro voltou para a etapa complementar com o jovem lateral direito Mayke no lugar de Egídio. Assim, Ceará, que jogou desde o início com proteção na cabeça, foi para o lado esquerdo. Aos 8min, o Cruzeiro ficou em vantagem no placar. Ricardo Goulart, de cabeça, obrigou Paulo Victor a fazer boa defesa, mas no rebote colocou a bola nas redes.

Atrás no marcador, o Flamengo tentou se abrir e cedeu espaços aos contra-ataques. O jogo ficou mais aberto e Everton Ribeiro, sempre em velocidade, puxou ataques seguidos, em um deles, Willian chutou, o goleiro do time carioca defendeu e a bola ainda bateu na trave.

O Cruzeiro ainda desperdiçou uma série de oportunidades para ampliar o marcador.

Washington Alves/Divulgação/Vipcomm
Ricardo Goulart (esq.) comemora gol do Cruzeiro na vitória sobre o Flamengo
Ricardo Goulart (esq.) comemora gol do Cruzeiro na vitória sobre o Flamengo

Endereço da página:

Links no texto: