Folha de S. Paulo


São Paulo perde do Coritiba e fica mais longe de sair da zona da degola

O São Paulo encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro amargando sua nona derrota ao perder para o Coritiba, por 2 a 0, neste domingo (9), em Curitiba, e ampliando sua crise. Os dois gols do jogo foram marcados pelo meia Alex.

Com o revés, o São Paulo se mantém na 18ª colocação com 18 pontos, agora quatro pontos atrás do Atlético Mineiro, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Coritiba foi a 28 pontos e subiu para a 7ª posição.

Após uma maratona de jogos, o São Paulo volta a campo apenas na quinta-feira, às 21h, diante da Ponte Preta, no Morumbi, no início do returno do Brasileiro.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O JOGO

Com Jadson no banco, o técnico Paulo Autuori preferiu iniciar a partida com Aloísio e Luis Fabiano na frente. A estratégia não deu certo. O time criou poucas chances de gol no primeiro tempo.

Aparentando cansaço devido a maratona de jogos que enfrentou --fez quatro jogos em oito dias--, o São Paulo abusou dos passes errados.

Aos 6 minutos, a primeira chance clara de gol do Coritiba. Vitor Júnior puxou o contra-ataque, tabelou com Alex, que entrou livre na área. Rodrigo Caio chegou de surpresa para colocar a bola para fora.

Enquanto Ganso fazia uma partida apagada e o ataque da equipe tricolor enfrentava dificuldades para infiltrar na defesa adversária, o Coritiba, sob o comando de Alex, chegava com perigo ao gol de Rogério Ceni.

Aos 32 minutos, o time paranaense abriu o placar. Na entrada da área, a bola rebateu em Wellington e Rodrigo Caio e sobrou livre para Vitor Júnior. O jogador chutou no canto esquerdo de Rogério, que espalmou nos pés de Alex. Livre, o meia apenas empurrou a bola para o gol.

Rubens Chiri/Divulgação/saopaulofc.net
Luis Fabiano tenta escapar da marcação durante jogo entre São Paulo e Coritiba
Luis Fabiano tenta escapar da marcação durante jogo entre São Paulo e Coritiba

Aos 46 minutos, o segundo gol do Coritiba. Alex sofreu falta de Wellington pelo lado direito da entrada da área. O camisa 10 encobriu a barreira e colocou no ângulo de Rogério Ceni para fazer seu nono gol no campeonato.

Na volta do intervalo, Paulo Autuori promoveu duas mudanças: o atacante Osvaldo e o meio-campo Maicon entraram nos lugares do volante Fabrício e do lateral/zagueiro Paulo Miranda.

Mais ofensivo, o São Paulo abriu espaço para o Coritiba, que explorava o contra-ataque. Mas foi o time tricolor paulista que voltou melhor. Maicon, da entrada da área, acertou o travessão de Vanderlei.

Precisando ao menos do empate para amenizar a crise, o São Paulo partiu para cima. Afoito, continuou a errar muitos passes.

A melhor oportunidade do São Paulo foi aos 20 minutos, com Aloísio. O atacante recebeu na pequena área de costas para o gol, girou sobre o zagueiro e chutou cruzado. A bola passou pela área, mas ninguém apareceu para empurrar para o gol.

O Coritiba ainda assustou com Robinho, em um bonito chute de fora da área.

Aos 33 minutos, o São Paulo perdeu Osvaldo expulso após falta violenta. Na parte final do jogo, a equipe tricolor ainda teve duas faltas próximas à área em que Rogério Ceni chutou por cima do gol de Vanderlei. O goleiro do Coritiba ainda fez uma bela defesa em um chute de Negueba já nos acréscimos.


Endereço da página:

Links no texto: