Folha de S. Paulo


Vettel vence GP da Itália; Felipe Massa termina em quarto

Pole position no GP da Itália de F-1 neste domingo, no circuito de Monza, o alemão Sebastian Vettel segurou a primeira posição com muita tranquilidade durante toda a corrida e chegou a sua sexta vitória na temporada. Com o resultado, o piloto da Red Bull ampliou ainda mais a vantagem na liderança do campeonato ao somar 222 pontos contra os 169 de Alonso, vice-líder.

A conquista deste domingo teve um sabor especial para o alemão: foi justamente em Monza, no ano de 2008, que ele subiu pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio na F-1, pela STR.

O triunfo na Itália foi o 32º da carreira de Vettel, que superou o recorde de Nigel Mansell e igualou o de Fernando Alonso entre os maiores vencedores da F-1. Agora, o piloto da Red Bull fica atrás apenas de Ayrton Senna (41), do francês Alain Prost (51) e do alemão Michael Shumacher (91).

Fernando Alonso, da Ferrari, ficou com o segundo lugar, depois de largar em quinto no grid, atrás do companheiro de equipe Felipe Massa. O brasileiro terminou a prova na quarta colocação --perdeu uma posição nos boxes para Mark Webber, da Red Bull, que fechou o pódio.

Terceiro melhor tempo nos treinos classificatórios, Nico Hulkenberg, da Sauber, foi engolido pelas ferraris no início do circuito, mas conseguiu chegar em quinto.

O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, que havia sido eliminado no Q2 dos treinos classificatórios e começou em 12º, galgou três postos na corrida e terminou em nono. Kimi Kaikkonen, da Lotus, também não foi bem nos treinos de sábado. Largou em 11º e cruzou a linha de chegada na mesma posição.

Faltando seis provas para o final da temporada, Sebastian Vettel se encaminha para tornar-se o tetracampeão mais jovem da história da F-1. Sua vantagem é de 53 pontos sobre o vice-líder Fernando Alonso (169). Hamilton é o terceiro da tabela (141).

Felipe Massa, que ainda não renovou contrato com a Ferrari, ocupa a sétima posição no campeonato. Durante o GP da Itália, o principal executivo da escuderia afirmou que a decisão sobre quem será o segundo piloto da equipe em 2014 será anunciada em breve.

Luca di Montezemolo disse que há uma lista de nomes possíveis, dentre eles, o do próprio Massa e o de Kimmi Raikkonen.

De folga após o amistoso de ontem, os jogadores do Milan Kaká e Robinho aproveitaram para assistir ao GP da Itália. Ronaldo também apareceu no autódromo.

O próximo GP da F-1 acontece no dia 22 de setembro, em Cingapura.


Endereço da página:

Links no texto: