Folha de S. Paulo


Madri é a 1ª eliminada da disputa pela Olimpíada de 2020

Pela terceira vez consecutiva, Madri não conseguiu ser a sede dos Jogos Olímpicos. Neste sábado, a capital da Espanha foi eliminada logo na primeira rodada de votação da disputa pela sede de 2020, durante a assembleia do COI (Comitê Olímpico Internacional), em Buenos Aires, na Argentina.

Na primeira rodada de votação, Madri e Istambul tiveram 26 votos, enquanto Tóquio obteve 42. Em uma nova rodada, entre Madri e Istambul, a cidade turca levou a melhor por 49 a 45.

Na rodada decisiva, Tóquio venceu Istambul por 60 a 36 e vai sediar novamente a competição --foi sede em 1964.

Neste sábado, Madri foi a terceira e última candidata a apresentar seu projeto para sediar os Jogos Olímpicos de 2020.

A apresentação procurou logo de cara abordar o que é visto como problema para a realização dos Jogos: a crise econômica da Espanha. o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy afirmou que Madri ia cumprir o que prometeu porque 80% das obras necessárias para a realização da Olimpíada já estão prontas. Os outros 20%, segundo ele, serão garantidos pelo governo espanhol.

A apresentação de Madri foi a única que teve um imprevisto. A transmissão mundial via internet e TV foi interrompida por causa de uma forte chuva que caía em Buenos Aires.


Endereço da página:

Links no texto: