Folha de S. Paulo


Cruzeiro tenta superar 1º turno de campanha histórica

O Cruzeiro já é o melhor time do primeiro turno do Brasileiro. E hoje, contra o Flamengo, em casa, tenta superar inclusive a campanha do seu lendário time de 2003.

Sob o comando do meia Alex (hoje no Coritiba) dentro de campo e Vanderlei Luxemburgo fora dele, o time mineiro conquistou o título brasileiro com um desempenho que até hoje é o melhor da história dos pontos corridos: cem pontos, ou 72,5% de aproveitamento.

Na ocasião, a equipe azul terminou o turno inicial do campeonato com 68,12% dos pontos possíveis, marca que será superada em caso de vitória hoje sobre os cariocas.

O líder do Brasileiro tem 37 pontos. Se vencer, encerrará a metade inicial da Série A com 40, ou 70,2% do que já poderia ter somado.

Apesar da possibilidade de fazer história, o treinador Marcelo Oliveira não confirmou força máxima para enfrentar o Flamengo, rival que o eliminou da Copa do Brasil.

O desgaste dos últimos jogos pode fazer o técnico poupar o volante Henrique e também o meia Júlio Baptista.

No Flamengo, que tenta escapar da proximidade da zona de rebaixamento, a dúvida é sobre qual esquema tático Mano Menezes vai usar.

Sem Chicão, poupado por desgaste físico, e González, servindo à seleção chilena, o ex-comandante do Brasil não anunciou se vai manter a formação com três zagueiros.

Também hoje, o Botafogo (33 pontos) busca manter sua caça ao Cruzeiro ante um Criciúma que começa a se distanciar da zona de descenso.

O outro vice-líder no início da rodada, o Atlético-PR, vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco, que está empolgado com o 3 a 0 sobre o Náutico.

Washington Alves/Divulgação/Vipcomm
Jogadores do Cruzeiro comemoram gol na vitória sobre o Vasco
Jogadores do Cruzeiro comemoram gol na vitória sobre o Vasco

Endereço da página:

Links no texto: