Folha de S. Paulo


Na apresentação, Japão garante que vazamento nuclear não chegou a Tóquio

Tóquio foi a segunda candidata a sede dos Jogos Olímpicos de 2020 a apresentar sua candidatura aos membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) no hotel Hilton, em Puerto Madero, Buenos Aires.

E a cidade japonesa focou sua apresentação na paixão do país pelo esporte e pelo espírito olímpico e em seu poder econômico. "Somos o parceiro adequado no momento certo", disse o presidente da candidatura e do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda. Os japoneses destacaram, entre outras coisas, o dinheiro na mão que já têm: US$ 4,5 bilhões em um fundo de reservas. E a viabilidade comercial dos Jogos no país: só para a candidatura de Tóquio, conseguiram 21 patrocinadores.

O discurso mais aguardado foi o do primeiro-ministro, Shinzo Abe. Em inglês, ele iniciou sua fala abordando a pedra no sapato da candidatura: a contaminação em Fukushima, a 250 km de Tóquio. "Será uma honra sediar os Jogos em Tóquio, uma das cidades mais seguras do mundo. Mas sei que muitos estão preocupados com a questão de Fukushima. Isso está sob controle. Não teve e nem terá nenhum dano a Tóquio", afirmou.

"Peço que leiam além das manchetes. A água contaminada está isolada numa área bloqueada ao redor de Fukushima. Não terá problema hoje e nem no futuro", respondeu Abe a uma pergunta sobre o assunto feita por um membro do COI. "Queria dizer que eu conheci um garoto quando visitei a área afetada em Fukushima. E ele estava brincando com uma bola. Aquela bola representa o futuro. Neste momento, crianças estão jogando futebol em Fukushima."

Abe também falou sobre o comprometimento do povo japonês com o esporte e lembrou que entrou para o time de arco e flecha da faculdade, em 1973. As palavras "comprometimento com o movimento esportivo" foram repetidas nos diversos discursos da delegação. "A juventude japonesa é apaixonada, acredita no movimento olímpico. Nós estamos prontos para andar com vocês [o COI] nessa jornada", disse o primeiro-ministro.

Os vídeos da apresentação de Tóquio foram muito superiores aos de Istambul. Com didatismo e recursos como mapas, mostraram quais serão as duas principais áreas da cidade que abrigarão as competições e como cada pessoa se locomoverá entre os estádios. Depois, foram exibidas imagens de atlteas paraolímpicos vencendo barreiras com o esporte.

O presidente da candidatura de Tóquio, Takeda, terminou a apresentação dizendo que foi o esporte que lhe abriu os olhos para o mundo. "Votem em Tóquio e vocês votarão por uma visão global do esporte", pediu.

Reprodução
As logomarcas de Istambul, Tóquio e Madri para 2020
As logomarcas de Istambul, Tóquio e Madri para 2020

Endereço da página:

Links no texto: