Folha de S. Paulo


Envolvidos em briga nem sequer foram presos

Os dois membros da Gaviões da Fiel que estiveram presos na Bolívia, suspeitos da morte do jovem Kevin Espada, e foram identificados pela polícia de Brasília após briga entre torcidas no Mané Garrincha, foram liberados sem ao menos pagar fiança.

A Folha apurou com autoridades locais que, tecnicamente, a dupla, identificada por fotos e imagens de TV em cenas da briga, nem sequer foi detida: meramente prestou termos de declarações.

O tempo que eles passaram com as autoridades foi de, no máximo, uma hora e meia, no Jecrim (Juizado Especial Criminal), cuja estrutura funciona apenas em dia de jogo.

A briga aconteceu no último dia 25, um domingo, no intervalo do empate de Corinthians e Vasco por 1 a 1. Torcedores alvinegros invadiram o setor onde estava a torcida vascaína, iniciando uma briga que teve confronto com a Polícia Militar.

"É a legislação que não prevê que eles [membros da organizada que participaram da briga] respondam presos", explica o secretário de Segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar. "À luz da lei, não há crime. Não identificamos crime que justificasse que ficassem presos no DF."

Mas, o secretário faz uma leitura que abre a possibilidade de torcedores ou organizada serem investigados por tentativa de homicídio. "Um deles falou, não na delegacia, mas à mídia do DF, que 'vida se paga com vida'."

O torcedor se referia ao confronto entre torcedores de Corinthians e Vasco, em 2009, que culminou na morte do corintiano Clayton Ferreira de Souza, 27.

"Pode até acontecer a acusação de tentativa de homicídio, já que a Justiça brasileira segue a teoria finalista, ou seja, o que vale é a intenção. Se você mira uma arma na cabeça do outra pessoa, atira, mas erra, vale a acusação de tentativa de homicídio", afirma Avelar. "Se atira no pé para assustar, pega uma artéria e ele morre, o crime é culposo [sem intenção de matar]."

Os torcedores também são suspeitos de saquear um supermercado em Taguatinga, cidade satélite do DF.


Endereço da página:

Links no texto: