Folha de S. Paulo


Rafael Silva diz que Teddy Riner não é imbatível no judô

O judoca francês Teddy Riner é o homem a ser batido entre os pesos pesados (acima de 100kg). Sem saber o que é perder na categoria desde 2008 (ele sofreu uma controversa derrota em 2010, mas foi no absoluto), Riner venceu seu sexto Mundial ao derrotar Rafael Silva na final. O brasileiro bem que tentou bater seu algoz, mas acabou amargando a sexta derrota para o francês após sofrer um ippon.

Vanderlei Almeida/AFP
Teddy Riner (azul) vence Rafael Silva no combate no Rio
Teddy Riner (azul) vence Rafael Silva na final do Mundial do Rio

"É um resultado inédito na minha carreira, estou bem feliz com isso, porque é a primeira vez que consigo medalhar em um Mundial. Mas também estou triste por ter perdido para o Teddy Riner. Trabalhei muito para essa luta. Agora é treinar o máximo para evoluir o meu judô e em 2016 ser um Rafael totalmente diferente do que o que lutou hoje".

Com apenas 26 anos, o atleta do clube Pinheiros acredita que sabe o que precisa fazer para derrotar o hexacampeão mundial.

"Para vencer o Riner, eu preciso evoluir bastante na força e também taticamente. Ele é um atleta alto, muito tático, ele tem essa característica de movimentar bastante, usar a pegada... Estou trabalhando muito isso e espero melhorar nos próximos combates com ele. Tenho que desenvolver uma tática para bloquear essas vantagens que ele tem e esperar um melhor resultado para 2016. Ninguém é imbatível", disse.

Baby conquistou a única medalha brasileira do masculino neste Mundial. Ele preferiu não comentar o desempenho de seus companheiros de seleção.

"Complicado falar do resultado do grupo como um todo. Claro que a gente fica com aquele desejo de ter ido melhor, mas o judô é imprevisível. Eu queria dedicar essa medalha para todos os atletas do masculino e eu sei que eles treinaram tanto quanto eu para chegar ao pódio, mas não conseguiram. Espero que ano que vem eles revertam esse resultado, porque o masculino tem tudo para ir muito bem em 2016", declarou.


Endereço da página:

Links no texto: