Folha de S. Paulo


Após eliminação, Palmeiras arranca empate no Ceará

Após a eliminação na Copa do Brasil no meio de semana e as críticas do presidente Paulo Nobre, o Palmeiras, mesmo pressionado, buscou forças e arrancou o empate por 2 a 2 diante do Ceará após ficar duas vezes atrás no placar, na noite deste sábado, em jogo válido pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Os palmeirenses cometeram muitas falhas defensivas, mas contaram com a volta do meia Valdivia e o oportunismo dos atacantes Alan Kardec e Leandro para não saírem derrotados de campo pela terceira vez seguida.

Com o resultado, a equipe do Parque Antarctica permaneceu na liderança da tabela, com 41 pontos, dois à frente da Chapecoense. Já o Ceará chegou aos 22, na 13ª colocação.

Veja vídeo

O Palmeiras pecou muito nas finalizações e, por pouco, não foi para o intervalo em desvantagem no placar. Pelo lado esquerdo do campo de ataque, o time paulista conseguiu, ao menos, criar três chances claras de gol e não concluir.

Por aquele lado, Leandro e Juninho a todo instante eram lançados na costa do lateral direito Marcos e ambos desperdiçaram lances que pararam no goleiro Fernando Henrique.

Com Valdivia em campo, o Palmeiras tinha mais posse de bola e conseguia criar mais passes no jogo. E, como era pouco incomodado pelos volantes adversários, o meia chileno teve boa participação ofensiva na partida.

Mas, um erro do camisa 10 palmeirense culminou com o gol do time da casa. Após perder a bola ainda no campo de defesa, Valdivia viu o Ceará conquistar um escanteio. Na cobrança, Magno Alves se antecipou à zaga palmeirense e cabeceou forte no alto, sem chances para Fernando Prass aos 23 minutos.

Mesmo com a vantagem, o Ceará não era superior ao Palmeiras na partida, mas conseguia criar dificuldades para o time visitante toda vez que impunha velocidade pelo lado esquerdo, com o lateral Vicente.

Já as jogadas de ataque dos visitantes, ora pelo meio ora pelas pontas, sempre buscavam o centroavante Alan Kardec, que chegou a acertar o travessão cearense em forte cabeceada.

Depois, aos 43 minutos, a tentativa deu certo. Após jogada confusa na intermediária do Ceará, Valdivia, caindo, deu um passe para Alan Kardec, que invadiu sozinho a grande área e chutou no canto esquerdo de Fernando Henrique para empatar o placar.

O cenário do jogo não foi muito diferente na etapa final. Os paulistas, com mais posse de bola, comandavam as ações do confronto, enquanto a equipe da casa tentava surpreender nos contragolpes. E foi o que aconteceu.

Aos 21 minutos, após rápida descida ao ataque, o lateral direito Marcos tabelou com Magno Alves, invadiu a grande área e chutou cruzado na saída de Fernando Prass.

No entanto, o Palmeiras não demorou a reagir. Quatro minutos mais tarde, Mendieta recebeu livre na intermediária e deu belo passe em profundidade para Leandro, que chutou no alto e selou o empate.


Endereço da página:

Links no texto: