Folha de S. Paulo


Maria Suelen e Rafael Silva estão na final do Mundial de judô

O Brasil já assegurou mais duas medalhas neste Mundial de judô. Será a quinta conquistada pelas mulheres e a primeira obtida pela equipe masculina do judô brasileiro.

A façanha no torneio masculino ficou por conta de Rafael Silva, que derrotou o alemão Andreas Toelzer e está na final, garantindo no mínimo a prata. No entanto, a tarefa do judoca brasileiro não será na da fácil. Ele enfrentará o francês Teddy Riner, pentacampeão mundial e atual campeão olímpico. Eles já se enfrentaram cinco vezes e o francês, que não perde desde 2008, venceu todas.

Para chegar a final, Rafael Silva, número um do ranking entre os pesados (acima de 100kg), venceu o alemão Andreas Toelzer por uma punição. Antes, Baby havia vencido Iurii Krakovetskii, do Quirguistão, e Ryu Shichinohe, do Japão, ambos por ippon.

Já entre as mulheres, a faixa preta Maria Suelen derrotou a francesa Emilie Andeol e garantiu pelo menos a prata. Ela enfrentará na final a cubana Idalys Ortiz, que a derrotou nas quatro oportunidades em que se enfrentaram.

Para chegar a final, a brasileira, número um do ranking mundial na categoria até 78kg, fez um combate equilibrado com Emilie Andeol na semifinal e só superou após a francesa receber uma punição.

A brasileira estreou na competição segunda fase contra Gulzhan Issanova, do Cazaquistão, e venceu após sua adversária receber quatro punições e ser desclassificada. Nas quartas de final, ela imobilizou a coreana Eunkyeong Kim para vencer por ippon em apenas 32 segundos de luta.


Endereço da página:

Links no texto: