Folha de S. Paulo


COI garante integridade de exames antidoping para Rio-16

O Comitê Olímpico Internacional garante que o descredenciamento do laboratório Ladetec pela Wada (Agência Mundial Antidoping) não compromete a política antidoping nos Jogos do Rio-16.

"A integridade e a qualidade do controle de doping para o COI na Rio-16 não serão afetadas, já que a análise das amostras durante os Jogos será realizada por um laboratório credenciado pela Wada", informou o comitê à Folha.

Apesar de ter deixado em aberto a identidade do laboratório, o COI demonstrou que ainda aposta no Ladetec, que recebeu investimentos da ordem de R$ 15,7 milhões do Ministério do Esporte, por intermédio da UFRJ, para obras e projetos de engenharia.

"Trabalharemos com o comitê organizador dos Jogos de 2016, a universidade em questão [Federal do Rio de Janeiro] e o governo brasileiro para que o laboratório seja credenciado novamente antes dos Jogos-16."

O Ladetec, que seria o responsável pelo controle antidoping da Olimpíada do Rio, foi descredenciado pela Wada por ter falhado em três "testes cegos". Eles funcionam como o sistema de pontuação de uma carteira de motorista, em que se perde ponto a cada erro cometido.


Endereço da página:

Links no texto: