Folha de S. Paulo


Tribunal mantém suspensão e Fenerbahçe é vetado de competições europeias

O CAS (Corte Arbitral do Esporte) decidiu manter a suspensão de dois anos ao Fenerbahçe, da Turquia, por causa do envolvimento do clube em um escândalo de manipulação de resultados em 2011. Com isso, o clube está fora da Liga Europa desta temporada.

A equipe turca anunciou que vai recorrer da decisão do CAS em um tribunal suíço, mas as ações do clube sofreram o impacto da decisão da corte esportiva e caíram até 6%, antes de reduzirem as perdas para 3,5% no fechamento.

No mês passado, o CAS havia suspendido temporariamente a punição imposta pela Uefa ao clube turco.

Jogando graças a esse recurso, o Fenerbahçe foi derrotado pelo Arsenal por 5 a 0 no resultado agregado de duas partidas pela última rodada de classificação para a fase de grupos da Champions.

Uma derrota nesta fase do torneio garantiria uma vaga na Liga Europa, mas o time turco não poderá disputar a competição devido à decisão da Corte.

O CAS, sediada em Lausanne, na Suíça, disse em comunicado que rejeitou os recursos apresentados pelo Fenerbahçe e pelo time ucraniano Metalist-UCR, que também foi banido pela Uefa por envolvimento num caso de manipulação de resultados em 2008.

O pedido do clube ucraniano para participar da Champions já havia sido rejeitado pelo CAS no último dia 16. Com isso, o Metalist --que conta com cinco brasileiros no elenco -- ficou de fora da fase preliminar da Champions. Em seu lugar, entrou o grego Paok, que foi eliminado pelo alemão Schalke.

O Fenerbahçe e o também turco Besiktas foram punidos em junho pela Uefa em consequência de uma investigação sobre um escândalo de manipulação surgido em 2001. O Besiktas, que foi suspenso por uma temporada, também recorreu ao CAS e o veredicto é esperado para esta sexta-feira.

Tolga Bozoglu - 14.fev.2012/Efe
Torcedores do Fenerbahce mostram apoio ao presidente Aziz Yildirim
Torcedores do Fenerbahce mostram apoio ao presidente Aziz Yildirim

ESCÂNDALO

Em julho de 2011, um tribunal condenou 93 réus no processo de manipulação de resultados no Campeonato Turco, inclusive, o presidente Aziz Yildirim, do Fenerbahce. Executivos e jogadores do clube também estiveram envolvidos no caso.

Yildirim foi condenado a mais de seis anos de prisão, mas foi libertado após apelar da decisão.

Entre outros resultados, a polícia investigou se houve uma combinação entre as equipes na partida em que o Fenerbahce derrotou o Sivasspor por 4 a 3, em Istambul, há dois anos.

Além destes dois clubes, mais cinco times também foram investigados à época.


Endereço da página:

Links no texto: