Folha de S. Paulo


Dois brasileiros avançam para a semifinal do Mundial de judô

Erika Miranda, 26, e Charles Chibana, 23, se classificaram no início da tarde desta terça-feira para a semifinal do Mundial de judô.

Chibana garantiu a vaga para a fase final com três vitórias por ippon. De manhã, ele derrotou o equatoriano Israel Verdugo, o canadense Patrick Gagne e o israelense Tal Flicker.

Erika Miranda também está na semifinal. Já na parte da tarde, ela venceu a finlandesa Jaana Sundberg por ippon.

Antes, a brasileira ganhou da russa Natalia Kuziutina no critério de desempate. Na sua primeira luta do dia, ela venceu a holandesa Birgit Ente por ippon, quando faltava 16 segundos para o final do combate.

Nesta terça, o Maracanãzinho vai reunir apenas atletas no peso meio-leve (até 66 kg para os homens e até 52 kg para as mulheres). As finais serão disputadas nesta terça-feira a partir das 16h.

Pela manhã, Luiz Revite e Eleudis Valentim foram eliminados da competição.

Na sua segunda luta do dia, Eleudis perdeu por ippon para a japonesa da Yuki Hashimoto.

Antes, a brasileira de 21 anos havia vencido a argentina Abi Betsabe Cardozo Madaf por um yuko. "Agora, tenho que pensar na frente. Sou a caçula da equipe e tenho muitos mundiais pela frente", disse Eleudis.

O primeiro brasileiro a cair foi Revite. Ele foi eliminado ao ser derrotado pelo sul-coreano Jun-Ho Cho na sua primeira luta. Na 12ª posição no ranking mundial, Revite recebeu duas punições, enquanto o coreano recebe somente uma.

"Não consegui colocar o meu jogo, então deixei um pouco a tática de lado e tentei arriscar mais, mas não tive sucesso", lamentou o judoca.

Na segunda, o Brasil conquistou a sua primeira medalha no Mundial. Ouro nos Jogos de Londres e número um no ranking do peso ligeiro (até 48kg), a piauiense Sarah Menezes ficou com o bronze no Rio. O Mundial foi aberto na segunda e acontecerá até o próximo domingo.


Endereço da página:

Links no texto: