Folha de S. Paulo


Quatro judocas do país lutam por medalhas no segundo dia do Mundial do Rio

Depois da medalha de bronze conquistada por Sarah Menezes no primeiro dia de competições, o Brasil terá quatro judocas na segunda etapa do Mundial do Rio, nesta terça-feira.

As disputas no ginásio Maracanãzinho serão todas no peso meio-leve (até 66 kg para os homens e até 52 kg para as mulheres). As eliminatórias começam às 10h e as finais, às 16h (com SporTV).

Dos quatro lutadores que vão ao tatame, apenas Erika Miranda, 26, já tem experiência em Olimpíada. Ela estreia contra a vencedora do confronto entre a holandesa Birgit Ente e a zambiana Esther Sando.

A outra brasileira na categoria até 52 kg, Eleudis Valentim, 21, inicia sua campanha contra a argentina Abi Cardoso Madaf. Se avançar, ela enfrenta uma das favoritas, a japonesa Yuki Hashimoto.

Os outros representantes do país no dia são Charles Chibana, 23, e Luiz Revite, 26.

Embora não tão conhecido do público brasileiro, Chibana obteve nesse ano um ouro no Grand Slam de Moscou. Ele, que está em sétimo lugar no ranking mundial, debuta no torneio contra o equatoriano Israel Verdugo.

Atualmente o 12º do mundo, Revite tem uma estreia difícil, contra o sul-coreano Jun-Ho Cho -5º no ranking.

O peso meio-leve masculino tem tradição rica em Mundiais. O gaúcho João Derly conquistou dois títulos mundiais na categoria, no Cairo-2005 e no Rio-2007.

O paulista Leandro Cunha manteve a sequência: ele foi vice-campeão em Tóquio-2010 e em Paris-2011.

Marcelo Sayão - 29.jul.2012/Efe
A brasileira Erika Miranda (branco) luta contra a sul-coreana Kim Kyung-Ok na Olimpíada de 2012
A brasileira Erika Miranda (branco) luta contra a sul-coreana Kim Kyung-Ok na Olimpíada de 2012

Endereço da página:

Links no texto: