Folha de S. Paulo


Corpo do ex-goleiro Gylmar é enterrado em São Paulo

O corpo do ex-goleiro Gylmar dos Santos Neves foi enterrado às 15h desta segunda-feira no Cemitério do Morumby, zona sul de São Paulo. O ex-jogador morreu no domingo aos 83 anos após complicações de um infarto.

O presidente da CBF, José Maria Marin, compareceu. "Ele era uma extraordinária figura humana. Foi um exemplo de atleta", disse.

Vários ex-companheiros, como Pepe, Zito e Dorval, e ex-jogadores, como Zetti e Cafu, também estiveram presentes.

"O que ele fez para o futebol vai ficar marcado para sempre", disse Cafu, capitão da seleção na conquista mundial de 2002.

"Foi um exemplo de comportamento e habilidade técnica. Conquistou duas Copas do Mundo e isso não tem como descrever. Ele tinha o dom", afirmou Zetti, goleiro reserva do Brasil na Copa de 1994.

Gylmar se recuperava de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido em 2000. Ele estava internado desde o dia 8 deste mês, inicialmente, para tratar de uma infecção urinária. Após o infarte, ele não apresentou melhora, segundo seus familiares.

Danilo Verpa/Folhapress
Familiares se despedem de Gylmar; Marin (à dir.) elogiou o ex-goleiro da seleção
Familiares se despedem de Gylmar; Marin (à dir.) elogiou o ex-goleiro da seleção

CARREIRA

Ele foi o goleiro titular das campanhas do bicampeonato mundial pela seleção brasileira em 1958 e 1962.

Nascido em Santos em 1930, ele defendeu o Corinthians entre 1951 e 1961, onde conquistou o Campeonato Paulista por três vezes (1951, 1952 e 1954) e o Rio-São Paulo em duas oportunidades (1953 e 1954).

Em 1962, o goleiro foi para o Santos e fez parte do vitorioso elenco praiano, liderado por Pelé e que contou com nomes como Pepe, Coutinho, Zito, Dorval, entre outros.

No clube santista, Gylmar foi bicampeão da Libertadores e Mundial de Clubes (1962 e 1963), além de ganhar cinco edições da Taça Brasil, cinco Campeonatos Paulistas e três torneios Rio-São Paulo. Ele encerrou a carreira em 1969.

Danilo Verpa/Folhapress
Ex-jogadores Pepe e Dorval andam no Cemitério do Morumby
Ex-jogadores Pepe e Dorval (dir.) andam no Cemitério do Morumby

Endereço da página:

Links no texto: