Folha de S. Paulo


Palmeiras poupa titulares e perde para o Boa após 12 jogos invicto

A derrota por 1 a 0 para o Boa Esporte, neste sábado, pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, não chegou ameaçar a liderança isolada do Palmeiras, mas quebrou uma série invicta de 12 partidas --incluindo a Copa do Brasil-- do clube palestrino.

A equipe paulista permanece na ponta da tabela com 40 pontos. Do outro lado, o time mineiro foi aos 29 pontos, na quinta posição, e se aproximou do G4 --zona de acesso à elite do futebol nacional.

O único gol em Varginha saiu aos 2min do primeiro tempo, quando Marcelinho Paraíba cobrou escanteio da esquerda e Fernando Karanga subiu sozinho para cabecear para o fundo da rede.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Pensando na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, contra o Atlético-PR, o técnico Gilson Kleina decidiu poupar alguns titulares. E pagou o preço por isso.

Fernando Prass, Juninho, Vilson e Leandro --além de Wesley (suspenso pelo terceiro cartão amarelo)-- não viajaram para Minas Gerais. Mendieta começou no banco de reservas. Com uma formação mista, a equipe alviverde não conseguiu armar as jogadas e deixou a vida do goleiro mineiro bastante tranquila durante os 45 minutos iniciais.

Após o intervalo, a entrada de Mendieta no lugar de Eguren deu vida para o meio de campo do Palmeiras, que passou a visitar o campo adversário com bastante frequência, mas parou nas boas defesas de Douglas.

Depois do duelo na Copa do Brasil, o Palmeiras volta a campo pela Série B no sábado, às 21h, contra o Ceará, em Fortaleza. No mesmo horário, o Boa enfrenta o Sport, em Recife.

O JOGO

O Palmeiras sentiu a ausência de seus titulares e fez um primeiro tempo muito ruim no estádio Dilzon Melo, em Varginha. Já aos 2min, viu os adversários abrirem o placar após cobrança de escanteio de Marcelinho Paraíba pela esquerda. Fernando Karanga subiu sozinho e cabeceou para as redes.

Aos 10min, Karanga deu o bote em Henrique e quase ampliou a vantagem, mas o chute parou nas mãos de Bruno --que ainda fez outra defesa importante na etapa inicial, quando se esticou todo para afastar conclusão venenosa de Marcelinho Paraíba.

Celio Messias/Folhapress
Fernando Karanga (esq.) comemora gol do Boa Esporte sobre o Palmeiras, em Varginha
Fernando Karanga (esq.) comemora gol do Boa Esporte sobre o Palmeiras, em Varginha

Douglas, goleiro do Boa, praticamente assistiu aos primeiros 45 minutos de jogo. Sua participação mais efetiva aconteceu aos 39min, quando Ananias desceu pela esquerda e bateu no canto. Douglas defendeu.

Após o intervalo, Mendieta entrou no lugar de Eguren e melhorou o meio de campo do Palmeiras. Com mais consistência, os visitantes conseguiram armar as jogadas ofensivas e chamaram Douglas para a partida.

Logo aos 3min, Ananias recebeu pelo meio e bateu colocado, para fora. A partir daí, o jogo virou um ataque contra defesa. Pressionados no campo de defesa, restou aos mineiros apostar nos contragolpes.

Em uma das poucas chances do Boa na etapa complementar, Marcelinho Paraíba descolou ótimo passe para Fernando Karanga. Sozinho, o atacante completou à direita do gol.

Antes do apito final, Douglas ainda espalmou dois chutes de longa distância --um de Luís Felipe, aos 33min, e outro de Felipe Menezes, aos 48min.


Endereço da página:

Links no texto: