Folha de S. Paulo


Com salários atrasados, Paraná terá patrocínio de torcida organizada na Série B

Sem um patrocinador máster desde o início do ano, o Paraná Clube recebeu um aporte financeiro novo e inusitado para continuar na briga por uma vaga na elite do futebol nacional.

A equipe fechou nesta semana um contrato no espaço mais nobre da camisa com a sua torcida organizada, a Tricolor Fúria Independente, para os dois próximos jogos da Série B.

"O acordo é uma relação extremamente comercial. Não existe interferência no futebol. Acredito que seja uma situação pioneira no país", diz o vice-presidente de marketing do Paraná Clube, Christian Knautt. De acordo com o dirigente, o clube teve quatro patrocínios pontuais durante o ano.

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Torcida organizada do Paraná vai patrocinar clube em dois jogos da Série B
Torcida organizada do Paraná vai patrocinar clube em dois jogos da Série B

A ação partiu de um projeto iniciado no começo de 2013 pela organizada, que tem como meta entregar um cheque de R$ 100 mil no final da temporada para o clube paranista, em uma festa comemorativa de 20 anos da torcida.

Parte deste valor será usado para quitar o contrato do patrocínio na camisa, que gira em torno de R$ 50 mil pelos dois jogos.

"Devido aos problemas financeiros do clube, a gente decidiu reverter uma parte do dinheiro arrecadado nesse projeto para o patrocínio máster do Paraná. Nossa ideia é mostrar ao torcedor que com o seu apoio podemos retornar à Série A", afirma o vice-presidente da organizada, João Luiz de Carvalho, mais conhecido como João Kitéria.

"A gente quer provar para o torcedor que se ele vier para o estádio, se tornar sócio e pagar o ingresso dele, a gente tem uma média de 10, 15 mil pessoas por jogo. A cada dois jogos a gente paga uma folha de pagamento do clube que gira em torno de R$ 800 mil. O torcedor é a solução do Paraná, se ele não botar a mão na massa, o clube não vai sair do lugar".

Independentemente do patrocínio pontual, a organizada continua com a meta de doar R$ 100 mil ao clube no final do ano. Para isso, a uniformizada conta com a contribuição mensal de 100 torcedores que doam R$ 1.000 cada um, divididos em dez parcelas de R$ 100.

Metade deste valor vai direto para o Paraná Clube. A outra parte é devolvida em "benefícios" para o associado da organizada, como isenção de mensalidade por dois anos e convites para a festa de fim de ano.

Outras ações também estão programadas pela torcida, que conta com 15 mil sócios. "Vamos fazer uma rifa para conseguir R$ 50 mil e os outros R$ 50 mil vamos fazer 15 cotas de patrocínio com as empresas ligadas à torcida e que estão ajudando no projeto", enumera Carvalho.

"Essa ação mostra o momento de união que o clube vive em busca do retorno à elite do futebol brasileiro. Não foi a questão financeira que pesou [no patrocínio da torcida]. O que pesou foi esse momento de união", defende Knautt, citando que o clube espera aumentar a arrecadação com a sequência de jogos em casa.

Nas próximas sete partidas, o time fará cinco como mandante.

O acordo saiu uma semana depois do técnico Dado Cavalcanti declarar que o clube sofre com salários atrasados.

"O Paraná precisa de ajuda. Existem funcionários com dois meses atrasos, além de jogadores e comissão técnica. Não podemos passar um ano sem um patrocinador máster", disse Cavalcanti em entrevista coletiva do último dia 13, após vitória sobre o Boa por 3 a 1.

"Temos todas as possibilidade de subir, mas não podemos fazer isso sozinho. Estamos brigando de igual para igual com equipes que tem salários bem maiores."

O Paraná Clube estreia seu novo patrocinador neste sábado, às 16h20, quando recebe o Sport, no estádio Durival de Britto, pela 17ª rodada da Série B.


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