Folha de S. Paulo


Juventus busca quebra de tabu no Italiano e uma nova estrela

Mais uma vez cotada como a grande favorita ao título, a Juventus estreia no Campeonato Italiano neste sábado, contra a Sampdoria, em Gênova, às 15h45 (de Brasília), já com o objetivo de quebrar um tabu no fim da temporada.

A Juve lutará pelo terceiro título consecutivo, o que não acontece desde a década de 1930, quando chegou a conquistar o torneio por cinco vezes seguidas (de 1930 a 1935).

"Vencer três títulos consecutivos nos fará entrar para a história e é um objetivo que estamos perseguindo", disse Andrea Agnelli, presidente do clube de Turim desde 2010.

Os únicos times italianos que conseguiram a façanha de ganhar três títulos nacionais seguidos, além da Juventus, foram Genoa, Pro Vercelli, Torino, Milan e Inter.

Editoria de Arte/Folhapress

Depois da década de 1930, o time alvinegro já teve seis oportunidades para ganhar o tri. Falhou em todas. A última foi em 2001/02 e 2002/03. Na temporada seguinte, viu o Milan acabar com o seu sonho.

"Somos os favoritos para vencer o campeonato, mas os favoritos nem sempre vencem", disse o técnico do time de Turim, Antonio Conte.

Neste novo campeonato, além da quebra do tabu, a Juventus, detentora de 29 canecos do Campeonato Italiano, também mira a conquista da terceira estrela --na Itália, cada estrela representa dez conquistas.

O clube não as utiliza acima do escudo na camisa como um protesto pelos dois títulos não reconhecidos (2004/05 e 2005/06) por causa de manipulação de resultados.

E para colocar um fim a esta polêmica e finalmente poder obter a sonhada estrela, o clube investiu 32 milhões de euros (R$ 104 milhões) em contratações. A de maior impacto foi a do atacante argentino Carlos Tevez, que estava no Manchester City.

"Estou crescendo partida após partida e esta Juventus pode chegar longe", disse Tevez, que marcou um gol na vitória por 4 a 0 sobre a Lazio, no último fim de semana, pela Supercopa da Itália, o primeiro título da Juve na temporada.

Giuseppe Cacace/AFP
Jogadores da Juventus comemoram o título do Campeonato Italiano da última temporada
Jogadores da Juventus comemoram o título do Campeonato Italiano da última temporada

Endereço da página:

Links no texto: