Folha de S. Paulo


Após vencer Corinthians, Luverdense diz que foco ainda é a Série C do Brasileiro

Mesmo com a vitória diante do Corinthians na partida de ida e a vantagem de jogar pelo empate para conseguir a classificação às quartas de final da Copa do Brasil, o presidente do Luverdense, Helmute Augusto Lawisch, afirmou que o foco ainda é a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.

"Nosso pensamento não mudou. Nosso foco é conquistar o acesso para a Série B do Brasileiro. Só quem disputa a Série C sabe o sacrifício que é. Subir para a Série B é estar no céu", disse o presidente e um dos fundadores do Luverdense, Helmute Augusto Lawisch.

O time mato-grossense ocupa a terceira colocação do Grupo A da competição, com 20 pontos --dois a menos do que o líder Fortaleza, que possui um jogo a mais. O torneio, que ainda está em sua primeira fase, garante quatro times na Série B do Brasileiro em 2014.

O presidente do Luverdense reclamou do descaso que as equipes que estão fora das duas principais divisões do futebol brasileiro sofrem. "As receitas são concentradas para as dez grandes equipes do futebol brasileiro. A maioria dos times brasileiros recebe migalhas. Na Série C, temos que se contentar apenas com a logística".

O dirigente classificou a vitória de sua equipe sobre o Corinthians como "histórica" e disse que espera que o resultado ajude o futebol mato-grossense ressurgir.

"A vitória foi algo histórico, estupendo. A cidade parou para comemorar", disse. "Foi para lavar a alma. O futebol mato-grossense está fora do ar há mais de 25 anos", completou.

Fundado há nove anos, o Luverdense tem uma folha salarial de aproximadamente R$ 250 mil. O valor é metade do que o atacante Alexandre Pato, por exemplo, ganha no Corinthians --cerca de R$ 500 mil por mês.

O clube se mantém com a ajuda de patrocinadores e abnegados. Para os dois jogos contra o Corinthians, a equipe fechou um patrocínio pontual.

Produtora de soja e milho, a cidade é apontada como um dos "eldorados" brasileiros de crescimento econômico. O IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 2010 foi de 0,768 (em uma escala de 0 a 1), o que a coloca na categoria alta e na 249ª posição do ranking entre os municípios.

Com a vitória por 1 a 0, o Luverdense joga por um empate na partida de volta, marcada para a próxima quarta-feira, no Pacaembu. Já o Corinthians necessita ganhar por dois gols de vantagem para avançar.

Quem vencer enfrentará Santos ou Grêmio.


Endereço da página:

Links no texto: