Folha de S. Paulo


Pugilista brasileiro esnoba disputa por cinturão mundial

É raro um boxeador recusar uma disputa por um título mundial. Afinal, não é todo dia que uma oportunidade desse tipo bate à porta.

Com um cartel invicto de 34 vitórias, 33 nocautes e a sétima posição no ranking da Associação Mundial de Boxe, o pugilista brasileiro William Bezerra atraiu a atenção de promotores internacionais.

O americano Arthur Pelullo, ex-promotor de Acelino Freitas, o Popó, e Valdemir Pereira, o Sertão, ambos ex-campeões mundiais, foi um.

Pelullo perguntou à equipe do brasileiro, cerca de dois meses atrás, se havia interesse na disputa do cinturão interino da AMB ante Eric Fields, americano com 21 vitórias e só uma derrota.

O cinturão interino é colocado em jogo quando o campeão não põe o título regular em disputa por longo tempo.

Adriano Vizoni/Folhapress
William Bezerra tem cartel de 34 vitórias, sendo 33 nocautes
William Bezerra tem cartel de 34 vitórias, sendo 33 nocautes

Mas Bezerra só chegou perto do sonho. "Você fez o quê? Você sabe que eu quero...", perguntou, incrédulo, Bezerra a seu manager, Mike Miranda, ao ser informado de que havia recusado a oferta.

"Calma, vão aparecer mais chances. Agora não é a hora certa", argumentou Miranda. "Seria difícil explicar ao público que o título interino é uma versão de título mundial. Ficaria difícil 'vender' a luta aqui no Brasil. E, se ele ganhasse o cinturão, sua próxima luta seria com o campeão 'regular'", diz Mike.

Bezerra acatou o conselho. "Estou com o Mike desde que tinha 12 anos. Confio totalmente no seu julgamento."

Há, porém, corrente que defenda que uma proposta para disputar um título deve ser aceita imediatamente, não importa a circunstância.

Um de seus defensores é o ex-campeão mundial dos leves Ray Mancini, americano que vestiu as luvas inspirado em seu pai, Lenny, que foi para a guerra, se feriu e nunca mais pôde lutar boxe.

Quando questionaram o fato de seu manager tê-lo colocado ainda "verde" à frente de Alexis Arguello, campeão em três categorias, Ray rebateu. "Tem gente que espera a vida toda e jamais tem a oportunidade de lutar pelo título mundial. Veja meu pai. Você tem que estar pronto."


Endereço da página: