Folha de S. Paulo


Paulinho chega 'desconhecido' ao Tottenham

O volante Paulinho deve fazer neste domingo sua estreia em jogo oficial pelo Tottenham Hotspurs, após ter sido negociado pelo equivalente a cerca de R$ 60 milhões.

Uma das principais apostas do clube inglês para esta temporada, ele ainda é desconhecido de grande parte da torcida e pode caminhar tranquilamente sem ser reconhecido pelo bairro que abriga sua nova equipe.

A equipe joga contra o Crystal Palace, às 9h30.

"Não sei quem é. Ele é bom?", pergunta Kenny Monteith, 62, um norte-irlandês, torcedor do Tottenham e dono de um dos mais tradicionais pubs voltados para fãs do clube, o The Bricklayers Arms. Distante apenas 300 metros do estádio do time, o local é onde os torcedores que não conseguiram os concorridos ingressos para as partidas se reúnem diante da TV.

"Não é que a gente impeça a presença de rivais, mas acho que eles não se sentiriam confortáveis aqui num dia de jogo", conta o dono.

Monteith se diz pouco animado com as novas contratações de seu clube, que na temporada passada ficou na quinta posição do campeonato nacional.

"Tomara que este brasileiro que está chegando seja bom, porque, se o time jogar bem, o pub fica cheio e eu lucro", conclui enquanto serve cerveja a um cliente.

Outro frequentador do bar e fã do Tottenham, o comerciante turco Ybrahim, 40, diz admitir que não sabe nada da carreira de Paulinho. "De qualquer forma, apenas um jogador não vai dar jeito no time inteiro."

Apesar de estarem mais otimistas para esta temporada, os irmãos Mark, 22, e Marco Howarth, 25, também dizem não ter informações sobre o ex-volante do Corinthians.

"Nós não recebemos muitas notícias sobre o futebol brasileiro. Mas soube que ele jogou bem na Copa das Confederações", diz o mais novo. E quando questionados se sabiam em qual time brasileiro Paulinho atuava, Marco responde sem muita convicção: "São Paulo?".

CORINTHIANS

Contratado do Bragantino após o Paulista de 2010, Paulinho ganhou espaço aos poucos e virou uma das estrelas corintianas ao fazer gols em jogos decisivos e ser fundamental no esquema do técnico Tite.

Ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 2011, a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012 e o Campeonato Paulista deste ano.

O jornalista FABRÍCIO LOBEL viajou a convite do Consulado Britânico

Divulgação/Tottenham
Paulinho durante treino no Tottenham
Paulinho durante treino no Tottenham

Endereço da página:

Links no texto: