Folha de S. Paulo


Técnico do Santos aposta em defesa sólida para tirar time da crise

A defesa é o caminho apontado por Claudinei Oliveira, técnico do Santos, para tirar o time da crise e encerrar o jejum de quatro jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro.

O time recebe o Vasco da Gama, na Vila Belmiro, nesta noite de quarta-feira, às 19h30, pela 14ª rodada da competição nacional e não vence pelo torneio desde 13 de julho (três empates e uma derrota).

O time sofreu 11 gols em 11 jogos, mais tentos apenas do que o Corinthians (seis gols) e o Cruzeiro (dez gols), que já atuaram nas 13 rodadas disputadas até o momento.

"Quando o time não está bem primeiro você arruma a defesa, depois arruma o ataque", disse Claudinei na véspera do duelo contra o Vasco.

"Não temos consistência ofensiva ainda. Optei por proteger a zaga, acertar o sistema defensivo e dentro dos jogos buscar mais força no ataque. Nossa zaga cresceu muito nos últimos jogos, o Durval e o Edu Dracena atuaram muito bem", completou.

Ricardo Saibun/Divulgação/Santos FC
O técnico Claudinei Oliveira durante treinamento do Santos
O técnico Claudinei Oliveira durante treinamento do Santos

Parte do sucesso defensivo do time tem relação com a escalação de um meio de campo com três volantes. Geralmente o treinador utilizar Arouca, Alison e Cícero, dando a este último mais liberdade. Mas já escalou como titulares Alan Santos, Leandrinho e Pedro Castro.

"Vamos arrumando a casa, dando proteção à defesa, depois pensamos no ataque", repete.

Nos últimos jogos no Brasileiro, o time passou em branco contra o Cruzeiro (0 a 0) e sofreu tentos dos Corinthians (1 a 1). Antes, a equipe foi goleada pelo Barcelona por 8 a 0 em amistoso, jogo que fica fora das contas de Claudinei por ter sido "atípico".

ATAQUE

O setor ofensivo também está na mira de Claudinei Oliveira, mas ele pede tempo.

"Acredito muito no Cicinho, um lateral que apoia bastante, no Montilo, que, com a liberdade que tem recebido, está rendendo cada vez melhor, e no Neílton, que tem muito no potencial técnico mas tem de ganhar físico", disse o treinador.

Hoje, contra o Vasco, o time deve ser escalado com: Aranha; Cicinho, Durval, Edu Dracena e Léo; Alan Santos, Alison, Cícero e Montillo; Neílton e Willian José.


Endereço da página:

Links no texto: