Folha de S. Paulo


Sob chuva, Bolt conquista o ouro nos 100 m do Mundial e reclama de dores nas pernas

Usain Bolt, 26, fez o que era esperado e conquistou o ouro nos 100 m do Mundial de atletismo, em Moscou, disputado sob chuva.

Neste domingo, o atleta jamaicano mostrou que o seu único rival foi realmente o cronômetro. Ele venceu com o tempo de 9s77, seguido pelo americano Justin Gatlin (9s85) e o também jamaicano Nesta Caster (9s95)

O corredor atual bicampeão olímpico chegou à final com o segundo melhor tempo -9s92, dois décimos a menos do que o seu compatriota, Nickel Ashmeade.

"Estou feliz, mas queria ter feito mais. Minhas pernas doíam depois das semifinais [disputadas pela manhã], não sei a razão. Assim, o recorde não era possível. Mas na Jamaica não esperavam menos de mim. Sempre esperem que eu domine as provas", afirmou Bolt, que ainda disputará no Mundial as provas dos 200 m (sexta-feira) e do revezamento 4 x 100 m (domingo que vem).

Desclassificado da final em 2011 por queimar a largada, Bolt não cometeu nenhum erro ao disparar desta vez e assumiu a liderança da prova aos 60 metros.

Gatlin, ex-campeão mundial e olímpico e duas vezes banido por doping, ficou em seu encalço por todo o trajeto até a linha de chegada,

O recorde mundial na prova de Bolt -9s58- é ao menos dois décimos superior à de qualquer outro rival na competição na Rússia.

Esta foi a primeira vez desde que ele se tornou recordista dos 100 m, em 2008, que teve oponentes com fichas tão inferiores. Mais do que a disparidade técnica, Bolt viu o páreo encolher por um motivo mais constrangedor: o doping.

Seu compatriota Asafa Powell e o americano Tyson Gay foram flagrados em exame antidoping cerca de um mês antes do Mundial.

Gay, 31, era dono do melhor tempo dos 100 m no ano (9s75) e segundo homem mais rápido da história (9s69), acabou pego em exame feito em maio, mas jurou inocência.

Powell, 30, medalhista olímpico, foi flagrado com estimulante. Yohan Blake, 23, vice olímpico dos 100 m e outro jamaicano que poderia encarar Bolt, disse abdicou do Mundial por lesão. Blake, por sinal, cumpriu três meses de afastamento por uso de estimulante.

Veja o resultado final dos 100 m do Mundial de Moscou:

1. Usain Bolt (Jamaica): 9s77
2. Justin Gatlin (EUA): 9s85
3. Nesta Carter (Jamaica): 9s95
4. Kemar Bailey-Cole (Jamaica): 9s98
5. Nickel Ashmeade (Jamaica): 9s98
6. Mike Rodgers (EUA): 10s04
7. Christophe Lemaitre (França): 10s06
8. James Dasaolu (Grã-Bretanha): 10s21


Endereço da página:

Links no texto: