Folha de S. Paulo


Brasileiro diz não ter medo de encarar o Bayern na estreia do Alemão

O meia-atacante brasileiro Raffael, 28, é uma das armas do Borussia Monchengladbach para a estreia no Campeonato Alemão, nesta sexta-feira, às 15h30 (de Brasília), contra o poderoso Bayern de Munique, atual campeão do nacional, da Copa da Alemanha e da Champions League.

O fato de encarar o favorito ao título, no entanto, não assusta Raffael. Para o jogador, irmão do meia-atacante Ronny, hoje no Hertha de Berlim, enfrentar o Bayern logo na primeira rodada pode ser positivo para a equipe surpreender.

"Eu, pessoalmente, prefiro [enfrentar o Bayern] agora mesmo. Talvez na estreia eles não estejam muito bem e a gente possa estar num dia melhor", disse Raffael em entrevista para a Folha.

Editoria de Arte/Folhapress

O meia-atacante começou a sua carreira no Juventus-SP e foi para a Europa com apenas 18 anos. Chegou a jogar por quatro anos no Hertha. Deixou o clube alemão em 2012 para se transferir para o Dinamo de Kiev, da Ucrânia. Antes de chegar ao Monchengladbach, jogou também pelo Schalke.

Para Raffael, é preciso mostrar coragem para intimidar o time do técnico Josep Guardiola na Allianz Arena. Até porque no primeiro grande teste da temporada, contra o Borussia Dortmund, pela Supercopa da Alemanha, o Bayern mostrou que ainda não está a ponto de bala. Foi derrotado por 4 a 2.

"A gente sabe que vai ser um jogo difícil, o Bayern tem uma grande equipe, mas a gente tem que encarar, a gente não tem que ter medo, temos que jogar o futebol que a gente sabe e tentar surpreender o Bayern", afirmou.

O treinador do Monchengladbach, Lucien Favre, sabe bem como é enfrentar o Bayern. Há duas temporadas, o seu time conseguiu vencer a equipe de Munique tanto dentro como fora de casa pelo Alemão. No último campeonato, foi um dos poucos que conseguiu arrancar ao menos um empate do campeão.

"É um treinador que conhece bem o Bayern. Ele vai arrumar o time para fazermos uma boa partida", afirmou Raffael, que ainda não estipula um objetivo certo para o Monchengladbach, oitavo colocado do último Campeonato Alemão, com 44 pontos a menos que o Bayern, mas sonha alto com a equipe.

"Quero ajudar o Borussia a, quem sabe, se classificar para a Liga Europa ou a Champions [League], porque esse ano temos um excelente grupo", disse.

Reprodução/Facebook/Borussia Mönchengladbach
O meia-atacante brasileiro Raffael tenta dominar a bola durante um amistoso de pré-temporada do Borussia Monchengladbach
O meia-atacante brasileiro Raffael (esq.) tenta dominar a bola durante jogo de pré-temporada do Borussia Monchengladbach

Endereço da página:

Links no texto: