Folha de S. Paulo


Com Bernard, Shakhtar já soma 23 brasileiros nos últimos 11 anos; veja galeria

Com a contratação do meia-atacante Bernard, do Atlético-MG, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, tem agora um histórico de 23 jogadores brasileiros em seu elenco nos últimos 11 anos.

Atualmente, o clube ucraniano tem 11 jogadores do país. Desses, apenas o meia Ilsinho, ex-São Paulo e Palmeiras, rompe a barreira dos 25 anos.

Além de Ilsinho, o time tem mais seis brasileiros para o meio de campo (Fred, 20, Fernando, 21, Douglas Costa, 23, Taison, 25, Alex Teixeira, 23, e Wellington Nem, 21). Para o ataque são dois (Luiz Adriano, 25, e Maicon, 24). Para a defesa, um (Ismaily, 22). Há também no elenco o atacante Eduardo, 30, brasileiro naturalizado croata.

Do atual elenco, Luiz Adriano é o que está há mais tempo no time. Foi contratado em 2007 junto ao Internacional-RS.

No ano passado, o atacante foi inclusive pivô de uma polêmica ao ignorar o "fair play" em um lance que deveria ter devolvido a bola ao adversário, mas não o fez e anotou um gol para a equipe ucraniana durante a vitória contra o Nordsjaelland, da Dinamarca, pela Copa dos Campeões. O ex-jogador do Internacional marcou três gols na competição.

Mas a histórica relação do Shakhtar com brasileiros vai além desses 11 atletas que estão no elenco. A leva de jogadores do país no clube ucraniano teve início em 2002 com a contratação do atacante Brandão, que jogava no São Caetano e hoje defende o Saint-Étienne, da França.

Já na janela de transferências da temporada 2004/05 foram cinco contratações. O time trouxe o lateral esquerdo Ivan, do Atlético-PR, e os meias Batista, do Galatasaray, da Turquia, Matuzalém, do Brescia, da Itália, Elano, do Santos, e Jadson, então no Atlético-PR. Este último cravou o seu nome na história do clube.

Em maio deste ano, Jadson recebeu uma grande homenagem da equipe ucraniana. Teve o seu nome eternizado na calçada da fama do clube. Foi o primeiro jogador estrangeiro a receber essa honra. O meia atuou pelo Shakhtar por sete temporadas (entre 2005 e 2012), até ser negociado com o São Paulo.

Em 2005/06, o time trouxe mais dois novos brasileiros. O zagueiro Leonardo, então no Santos, e o meia Fernandinho, do Atlético-PR e atualmente no Manchester City, da Inglaterra.

Em 2007/08, o clube contratou o meia Willian, então no Corinthians. Hoje, o jogador defende o Anzhi Makhachkala, da Rússia.

Já em 2011/12, o Shakhtar investiu no meia Alan Patrick, do Santos e hoje no Inter, e no atacante Dentinho, do Corinthians e atualmente emprestado ao Besiktas, da Turquia. Outro brasileiro que está emprestado é o volante Bruno Renan, contratado em 2010 junto ao Grêmio e agora no Criciúma.

O dono do clube, Rinat Akhmetov, é o homem mais rico da Ucrânia. Ele tem negócios na indústria de aço, minas, telecomunicação, entre outros.


Endereço da página:

Links no texto: