Folha de S. Paulo


Com gol de goleiro nos acréscimos, Flamengo e Portuguesa empatam em Brasília

Com um gol do goleiro Lauro marcado aos 47min do segundo tempo, Flamengo e Portuguesa empataram por 1 a 1 no Mané Garrincha, em Brasília, nesta quarta-feira, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Há dez anos, na 23ª rodada do torneio nacional de 2003, Lauro já havia feito um gol de cabeça no último minuto contra o Flamengo, quando defendia a Ponte Preta. O duelo, ocorrido em Campinas, também terminou empatado por 1 a 1.

"É algo inexplicável. Hoje [quarta] no aquecimento eu lembrei que há dez anos eu fiz um gol de cabeça contra o Flamengo. É difícil repetir o feito dez anos depois. Mas na hora [do escanteio] veio um filme na minha cabeça. Eu pensei: agora é a minha hora", disse o jogador após a partida no DF.

Os cariocas abriram o placar aos 22min da etapa final, em cobrança de pênalti do lateral esquerdo João Paulo. Aos 47min, após cobrança de escanteio de Souza, o goleiro Lauro subiu mais que a zaga rival e cabeceou no canto esquerdo de Felipe.

A partida foi vista por 12.511 torcedores na capital federal.

O resultado leva o Flamengo aos 14 pontos e freia a reação da equipe, que havia vencido o Atlético-MG por 3 a 0 no domingo. Já a Portuguesa, que venceu apenas um jogo no torneio, vai a nove pontos.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O JOGO

O primeiro tempo foi bastante equilibrado e demorou para engrenar. Mesmo jogando fora de casa, no entanto, a Portuguesa não se fechou atrás e buscou espaços pelos lados do campo.

O Flamengo, por sua vez, manteve a bola por mais tempo e, na segunda metade da etapa inicial, empurrou a Lusa para seu campo e passou a criar oportunidades por meio de jogadas em profundidade e chutes de fora da área.

Mas a melhor jogada ocorreu aos 31min. Elias lançou Hernane livre pelo meio. O centroavante invadiu a área, driblou o goleiro Lauro, mas, na hora do chute, finalizou torto, para fora.

O lance acordou os visitantes, que partiram para o ataque e levaram perigo à meta de Felipe principalmente em bolas alçadas na área pelo meia Souza, ex-São Paulo.

Na segunda etapa, a partida começou em ritmo lento, com dificuldade da equipe carioca criar oportunidades de gol, enquanto a Lusa buscava parar as jogadas com falta, o que rendeu alguns amarelos a seus atletas.

Em um raro contra-ataque flamenguista conquistado após cobrança de escanteio do rival, Felipe lançou Elias, que partiu em velocidade e tocou para Paulinho escorar e deixar Hernane próximo ao gol. Mas o volante Ferdinando derrubou o oponente e o árbitro Cleisson Veloso Pereira anotou a penalidade. Na cobrança, João Paulo finalizou no canto direito de Lauro, indefensável.

Aos 41min, o volante Ferdinando foi expulso após deixar o cotovelo erguido durante uma disputa com Elias.

Em desvantagem no placar, o técnico Guto Ferreira pôs o time à frente. No fim e no abafa, a Portuguesa conseguiu converter em gol sua principal jogada e, de cabeça, Lauro mandou no canto esquerdo de Felipe. Em cima da linha, Léo Moura tentou desviar, se atrapalhou com o lance e deixou a bola entrar no gol rubro-negro.

No domingo, o Flamengo disputa o clássico contra o Fluminense, no Maracanã, às 16h. No mesmo dia, a Portuguesa recebe o São Paulo, no Canindé, às 18h30.

ATLÉTICO-PR VENCE A QUARTA

No outro jogo das 21h, o Atlético-PR derrotou o Bahia por 1 a 0, no estádio Durival de Britto, em Curitiba. O gol da vitória foi anotado pelo meia Paulo Baier aos 35min do segundo tempo.

O atleta recebeu a bola dentro da área e chutou rasteiro no canto de Marcelo Lomba.

Foi a quarta vitória consecutiva do clube paranaense que chega a 19 pontos e se aproxima do G-4. O time baiano, com a mesma pontuação, fica atrás do rival por ter um saldo de gols inferior (2 contra 3 do Atlético-PR).


Endereço da página:

Links no texto: