Folha de S. Paulo


Arenas recém-inauguradas têm média europeia de público

Os estádios inaugurados recentemente no Brasil, a maioria para a Copa-2014, estão recebendo público que se compara aos principais torneios de futebol da Europa.

Seis deles estão sendo utilizados na Série A do Brasileiro --juntos, têm até a 11ª rodada da competição uma média de 27,7 mil pagantes, segundo levantamento feito pela consultoria BDO Brazil.

Pedro Ladeira - 26.mai.13/Folhapress
Torcedores na partida entre Flamengo e Santos em Brasília
Torcedores na partida entre Flamengo e Santos em Brasília

Esse número é menor apenas do que os registrados na Bundesliga, na Alemanha (42 mil), na Premier League, na Inglaterra (35 mil), e no Campeonato Espanhol, com 28 mil --dados da temporada 2012/2013, de acordo com dados dos sites dessas ligas.

Os torcedores que têm pago para ver jogos nas novas arenas é bem superior ao público que tem ido às partidas em campos que já eram utilizados em anos anteriores, como Pacaembu, Morumbi e Serra Dourada, para citar os três maiores velhos estádios.

Esses locais têm média de pouco menos de 10 mil pessoas por partida no Nacional.

Comparando com outras edições do Brasileiro, o número de 27,7 mil pessoas por jogo nas novas arenas seria o maior da história do torneio, que, em seu melhor ano, 1983, atraiu quase 23 mil torcedores por partida.

A média geral de público deste ano, contando velhos e novos estádios, é de 14 mil por jogo, pouco maior que a do ano passado (13 mil). Desde 1987, ela não atinge 20 mil.

ESTRATÉGIA

Os quatro maiores públicos do Brasileiro até agora tiveram o Flamengo em ação -- e todos em estádios novos.

O Mané Garrincha, em Brasília, teve mais de 63 mil pessoas no jogo entre o time do Rio e o Santos, ainda com Neymar --o confronto, em maio, acabou sem gol e marcou a despedida do jogador.

Reconstruído para a Copa das Confederações e para a Copa-2014, o Mané Garrincha também tem o segundo (Vasco 0 x 1 Flamengo, mais de 61 mil) e terceiro (Flamengo 2 x 2 Coritiba, mais de 52 mil) maiores públicos do torneio.

O time carioca mandar jogos em Brasília, onde tem grande torcida, faz parte do plano da CBF para tentar evitar que estádios de centros onde não há times com muita torcida fiquem às moscas.

A casa do Flamengo, porém, será o reformado Maracanã, que viu o quarto jogo com mais torcedores, o clássico do time contra o Botafogo, com quase 39 mil pessoas.

O quinto maior público foi registrado no final de semana passado no primeiro Gre-Nal da Arena Grêmio.

Único dos seis novos estádios que não terá jogos da Copa, a arena, que recebeu mais de 37 mil pessoas no domingo, tem atraído mais de 22 mil pagantes por jogo, a melhor média gremista desde 2008, quando mais de 31 mil por partida foram ao Olímpico, antigo estádio do clube.

A Arena Pernambuco, no Recife, que tem jogos do Náutico e recebeu o clássico Botafogo x Fluminense, o Mineirão, que tem o Cruzeiro mandando jogos, e a Fonte Nova, são as outras novas arenas.

Danilo Bandeira/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: