Folha de S. Paulo


Neymar joga 15 min em estreia pelo Barça, mas não faz parceria com Messi

O empate de Lechia Gdansk e Barcelona, em amistoso nesta terça-feira, na Polônia, marcou a estreia do atacante Neymar pela equipe espanhola. O brasileiro entrou em campo aos 33 min do segundo tempo, no lugar de Alexis Sanchez, e recebeu a faixa de capitão. Neste momento, Lionel Messi já tinha saído.

A dupla deverá atuar na próxima sexta-feira, quando o Barcelona enfrentará o Santos em amistoso no Camp Nou.

Neymar recebeu incentivos dos torcedores a cada toque na bola e sofreu dura marcação dos poloneses nos 15 minutos que esteve em campo.

De acordo com os dados do Datafolha, o brasileiro deu dez passes e errou apenas um. Conseguiu fazer dois desarmes e quatro dribles. Recebeu a bola 16 vezes e a perdeu em duas oportunidades. Ele, que não arriscou chutes para o gol, sofreu cinco faltas, uma a cada três minutos. Quatro delas mais fortes.

Neste amistoso, a equipe catalã jogou de luto pela morte de Antoni Ramallets, ex- goleiro do clube, que morreu nesta terça-feira aos 89 anos. Os jogadores usaram uma faixa preta no braço como homenagem póstuma.

O JOGO

O Barcelona levou 11 jogadores da base para o amistoso na Polônia. Alguns atletas que atuaram na Copa das Confederações ficaram em treinamento, assim como o técnico Gerardo Martino, que não viajou.

A exceção foi Neymar que, por questões contratuais foi para a disputa que inicialmente estava marcada para o dia 20 de julho, mas foi adiada devido ao afastamento do técnico Tito Vilanova.

Aos 7 min, após cobrança de escanteio, Alexis Sanchez, livre de marcação na cara do gol, tocou para fora.

O adversário pouco atacou, porém, conseguiu abrir o placar em jogada aérea. Aos 14 min, Matsui cobrou escanteio e Bieniuk cabeceou para o gol.

Aos 25 min, em contra-ataque pela direita, Sanchez tocou para Montoya, que passou pela marcação com facilidade, e cruzou para a pequena área. Sergi Roberto deixou tudo igual.

Na etapa final, aos 4 min, o time da casa fez o segundo gol. Montoya falhou, Grzelczak roubou a bola, carregou pela esquerda e chutou cruzado.

Mas, Messi também queria deixar a sua marca. Após ter batido uma falta que passou perto da meta adversária, o argentino aproveitou passe de Sanchez aos 11 min para igualar novamente o placar.

O camisa 10 do Barcelona ainda desperdiçou uma oportunidade minutos depois. Jordi Roura promoveu seis alterações de uma só vez e Neymar ainda guardava sua estreia.

Aos 33 min, o auxiliar catalão colocou o brasileiro em campo no lugar de Alexis Sanchez, que passou para o colega a faixa de capitão.

Neymar sofreu dura marcação e pelo menos quatro faltas mais fortes. O brasileiro procurou jogo e investiu em jogadas individuais também.

Até o final do amistoso, o Barcelona levou pressão do Lechia e pouco ameaçou o time da casa.


Endereço da página:

Links no texto: