Folha de S. Paulo


GP da 1ª vitória, Hungaroring inspira Button e Alonso para prova a deste domingo

Para dois ex-campeões mundiais da F-1, Hungaroring não apenas traz boas recordações como pode ser considerado o circuito que os impulsionou para, anos depois, se consagrarem na categoria.

Foi na pista que neste domingo abriga a décima etapa do Mundial deste ano, o GP da Hungria, que Jenson Button e Fernando Alonso conquistaram suas primeiras vitórias na F-1.

Para Alonso a história começou antes, em 2003. Depois de estrear na categoria em 2001, pela nanica Minardi, o espanhol fez em 2003 seu primeiro ano com a Renault.

E, na 30ª corrida de sua carreira, venceu pela primeira vez na F-1 em Budapeste, após largar da primeira colocação.

Pierre Andrieu/AFP
O espanhol Fernando Alonso comemora a sua única vitória na Hungria, em 2003
O espanhol Fernando Alonso comemora a sua única vitória na Hungria, em 2003, pela Renault

"Lembro pouca coisa daquele final de semana. Mas me recordo de estar conversando com meu pai e ele me dizer que se eu vencesse a corrida, nossa vida mudaria para sempre. Minha mãe trabalhava numa loja na época e aquilo podia mudar tudo", contou Alonso em Hungaroring.

"Outra coisa que me lembro é que, depois de ganhar, queria voltar para a Espanha para comemorar com meus amigos e minha família, mas tinha um evento com patrocinadores e passei a noite num avião com o Flavio [Briatore, seu então empresário] e o [Jarno] Trulli [seu companheiro de time à época]. Tudo que eu queria era poder comemorar e tive que ir para a Polônia!", relembrou, rindo.

Ivan Milutinovic/Reuters
O inglês Jenson Button festeja a sua primeira vitória na Hungria, em 2006
O inglês Jenson Button festeja a sua primeira vitória na Hungria, em 2006, pela equipe BAR

Depois daquele triunfo, porém, Alonso nunca mais venceu em Budapeste, o que não ocorreu com Button.

Em 2006, correndo pela BAR, o inglês levou o GP da Hungria depois de largar da 14ª colocação no grid, algo que nunca ocorreu na história do travado circuito húngaro.

"Tenho tantas boas recordações de Hungaroring... vencer minha primeira corrida aqui em 2006 foi muito emocionante e parece que foi há tanto tempo", disse Button.

"Também venci meu GP de número 200 aqui na Hungria em 2011. Foi um daqueles dias em que tudo simplesmente dá certo, meu carro era um sonho de pilotar. Claro que toda vitória na F-1 é especial, mas aquele dia está entre os meus favoritos", completou o inglês, cuja segunda vitória em Budapeste foi pela McLaren, onde está até hoje.

Attila Kisbenedek/AFP
O inglês Jenson Button beija a taça conquistada na Hungria em 2011, já pela McLaren
O inglês Jenson Button beija a taça conquistada na Hungria em 2011, já pela McLaren

Endereço da página:

Links no texto: