Folha de S. Paulo


Equipes da F-1 perderão lugares no grid por erros nos pit stops

A partir de agora, as equipes de F-1 que cometerem erros durante as trocas de pneus serão punidas automaticamente com a perda de dez posições no grid de largada na corrida seguinte. A punição será dada para os times que liberarem seus carros sem as quatro rodas corretamente presas.

A medida foi tomada pela FIA em Hungaroring, onde neste final de semana será disputado o GP da Hungria, décima etapa do Mundial, motivada pelo incidente que aconteceu GP da Alemanha, há três semanas.

Na ocasião, um câmera da FOM foi nocauteado por uma roda que se soltou do carro de Mark Webber durante um pit stop. Paul Allen, que filmava as trocas de pneus, foi levado ao hospital com fraturas e uma concussão.

A FIA não deixou claro, no entanto, se a novidade já estará em vigor neste final de semana, em Budapeste. A introdução da pena foi discutida com dirigentes das equipes da categoria em reunião na Hungria.

A entidade que comanda o automobilismo chegou a propor um tempo mínimo para as paradas na tentativa de prevenir outros incidentes como este, mas a ideia foi rejeitada pelos representantes dos times.

Outra medida tomada após o problema em Nurburgring foi a diminuição do número de jornalistas e fotógrafos que podem circular pelo pit lane durante os treinos.

A partir deste final de semana, apenas 25 profissionais por vez poderão trabalhar no local durante as sessões e terão de usar um colete de identificação especial.


Endereço da página:

Links no texto: