Folha de S. Paulo


Cuca tem missão agora de evitar relaxamento histórico do campeão da Libertadores

Com o título da Taça Libertadores conquistado contra o Olimpia, em jogo que terminou na madrugada desta quinta-feira, o técnico do Atlético-MG, Cuca, tem a missão agora de evitar o relaxamento de sua equipe até o Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado em dezembro, no Marrocos.

A diretoria da equipe deve se reunir nos próximos dias para traçar o planejamento para a sequência da temporada. O Atlético ainda terá pela frente o Brasileiro, a Copa do Brasil e o principal objetivo, o Mundial de Clubes.

Desde 2003, quando o Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos, a maioria dos clubes do país que conquistou o torneio continental, não teve um bom desempenho no campeonato nacional.

Um dos motivos para o relaxamento é que teoricamente o objetivo de conquistar o título continental foi cumprido e a vaga na próxima edição da Libertadores já está assegurada.

Campeão da Libertadores em 2005, o São Paulo terminou o Nacional daquele ano apenas na 11ª colocação. Antes do segundo jogo da decisão, o time era o 13º colocado.

Seis anos depois, o Santos terminou o Brasileiro na 10ª posição. Com jogos a menos, o clube era o 13º antes da partida decisiva.

No ano passado, o Corinthians teve um desempenho melhor. O clube terminou a principal competição do país em sexto lugar. Antes do jogo decisivo com o Boca, o time estava na zona de rebaixamento.

O Internacional fugiu a regra. Em 2006, quando decidiu o título com o Barcelona, o clube foi vice-campeão nacional. Ele chegou ao segundo jogo da final do torneio sul-americano contra o São Paulo ocupando a terceira colocação.

Quatro anos depois, o Inter terminou o Nacional em 7º.

Atualmente, o Atlético-MG é o nono colocado, com dez pontos -seis a menos do que o líder Botafogo.

Veja vídeo

REFORÇOS E MANUTENÇÃO DO ELENCO

Logo após o título da Libertadores, Cuca já falou que o elenco da equipe mineira tem que ser melhorado. "Teremos, obrigatoriamente, de melhorar o time para disputarmos o Mundial no fim do ano. Melhorando, temos chances no Brasileiro e Copa do Brasil", disse Cuca.

Apesar do discurso, o clube mineiro encontrará dificuldades para reforçar o elenco. Com o fim da janela de transferências para a contratação de jogadores que vêm do exterior, o time terá de buscar atletas no mercado nacional.

Por outro lado, o Atlético-MG não deverá sofrer muitas perdas. O único que já recebeu proposta oficial e deve sair é o atacante Bernard.

O restante deve permanecer para brigar pelo título mundial.

MUNDIAL

Além do Atlético-MG, outros quatro times já garantiram vaga no Mundial de Clubes: Auckland City (Nova Zelândia), Bayern de Munique (Alemanha), Monterrey (México) e Raja Casablanca (Marrocos; representante do país-sede).

A competição, que será disputada pela primeira vez no Marrocos, será realizada entre os dias 11 e 21 de dezembro.

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: