Folha de S. Paulo


Ouro do Pan-2007, corredora brasileira é suspensa por doping

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta terça-feira a suspensão dos corredores Idalto dos Santos Rodrigues e Sabine Leticia Heitling foram flagrados em exame antidoping.

Sabine teve constatado o uso do estimulante metilhexaneamina em sua participação no Troféu Brasil de Atletismo, disputado em 7 de junho, em São Paulo. Na ocasião, a corredora conquistou o pentacampeonato da competição nos 3.000 m com obstáculos e deve perder o título.

Além de estimulante, a metilhexaneamina pode ser utilizada na elaboração de suplementos alimentares e em produtos para queima de gordura.

Especialista em provas de meio-fundo, Sabine tem em seu currículo a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007 e o bronze em Guadalajara-2011.

Rubens Cavallari - 28.jul.2007/Folhapress
A corredora Sabine Heitling comemora o ouro nos 3.000 m com obstáculos no Pan de 2007, no Rio
A corredora Sabine Heitling comemora o ouro nos 3.000 m com obstáculos no Pan de 2007, no Rio

Rodrigues testou positivo para as substâncias amfepramona, etilaminopropiofenona e etilnorpseudoefedrina (metabólitos da amfepramona) e OH-isopropil-bis-nor-sibutramina e OH-ciclobutano-bis-nor-sibutramina (metabólitos da sibutramina) durante a disputa da Maratona de Brasília no dia 5 de maio.

A amfepramona é um inibidor de apetite do grupo das anfetaminas e derivados.

Nenhum dos dois solicitou a análise de uma segunda amostra de urina no prazo determinado pelas regras da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo). Rodrigues também não apresentou defesa do caso, enquanto Sabine não teve suas justificativas aceitas pela CBAt.

Suspensos preventivamente, os dois atletas tem 14 dias para solicitar seu julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt.

As suspensões dos atletas brasileiros ocorrem na semana em que o atletismo internacional foi abalado com dois casos de doping dos astros do 100 m rasos. O jamaicano Asafa Powell e o norte-americano Tyson Gay foram flagrados em exame antidoping e não participarão do Mundial de Moscou.


Endereço da página: