Folha de S. Paulo


Corinthians vai lucrar caso zagueiro Marquinhos assine com o PSG

O Corinthians vai lucrar caso se concretize a transferência do zagueiro Marquinhos, 19, da Roma para o Paris Saint-Germain.

A negociação envolvendo o zagueiro é de 30 milhões de euros (cerca de R$ 87 milhões). O alvinegro paulista ainda tem 5% dos direitos econômicos do jogador. Assim, conta com o recebimento direto de R$ 4,5 milhões.

Marquinhos é oriundo das categorias de base do Corinthians, o que implica em mais um recebimento, em função da cláusula de solidariedade da Fifa.

Giuseppe Cacace/AFP
O zagueiro Marquinhos, da Roma, durante uma partida contra a Juventus pelo Campeonato Italiano
O zagueiro Marquinhos, da Roma, durante uma partida contra a Juventus pelo Campeonato Italiano

Ela prevê que se um jogador muda de clube durante seu contrato, 5% desde valor será deduzido e distribuído pelo novo clube aos clubes formadores.

A Fifa considera como período de formação o tempo compreendido dos 12 aos 23 anos de idade. A distribuição deste valor será de acordo com o período que o jogador foi treinado pelo clube.

O Corinthians emprestou Marquinhos à Roma no segundo semestre de 2012. Na ocasião, recebeu 1,5 milhão de euro e fixou o valor de compra em mais 3,5 milhões de euros, com pagamento previsto para o meio deste ano.

A Roma exerceu o seu direito de compra. Meses depois, Barcelona e Real Madrid demonstraram interesse pelo jogador e as ofertas foram recusadas. Marquinhos terminou a temporada atuando como lateral direito do clube italiano.


Endereço da página:

Links no texto: