Folha de S. Paulo


Credibilidade do atletismo aumenta com descoberta de casos de doping, diz federação

"A credibilidade do atletismo aumenta cada vez que um caso de doping é descoberto". É dessa forma que a Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) comenta os testes positivos dos velocistas Tyson Gay, Asafa Powell, dois dos homem mais rápidos do esporte, e Sherone Simpson.

"O compromisso da Iaaf em matéria de luta contra o doping no atletismo é firme. A credibilidade do nosso programa antidoping, e do nosso esporte, o atletismo, aumenta e não enfraquece cada vez que somos capazes de descobrir um novo caso e temos o pleno apoio de todos os atletas, treinadores e responsáveis que acreditam num esporte limpo", disse Nick Davies, porta-voz da Iaaf, nesta segunda-feira.

Jean-Christophe Bott - 4.jul.2013/Efe
o velocista americano Tyson Gay, pego no doping
o velocista americano Tyson Gay, pego no doping

"Temos uma obrigação ética ante a maioria dos atletas que acreditam nesse esporte limpo. É por eles que construímos um programa muito bom, que vai longe, e que é sofisticado", afirmou.

No domingo, o velocista americano Tyson Gay, 30, atleta com melhor tempo do ano nos 100 metros rasos (9s75), anunciou que foi pego em um exame antidoping por uma substância que não especificou e que, por consequência, não poderá participar do Mundial de Moscou, que acontece entre os dias 10 e 18 de agosto.

Segundo relatou o próprio atleta, a Agência Americana Antidoping comunicou na sexta-feira que a amostra do atleta tinha dado positivo em um exame fora de competição ao qual foi submetido em 16 de maio.

Alberto Estévez/Efe
O jamaicano Asafa Powell, flagrado no doping
O jamaicano Asafa Powell, flagrado no doping

Logo depois do anúncio de Gay, os velocistas jamaicanos Asafa Powell e Sherone Simpson foram pegos no exame antidoping por uso de estimulante, segundo o agente dos atletas Paul Doyle.

Rival de Usain Bolt, Powell, 30 é ex-recordista mundial dos 100 metros, além de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos de Pequim-2008, como integrante da equipe da Jamaica do 4x100m masculino.

Já Sherone, 28, levou a medalha de prata nos 100m de Pequim, além do ouro em Atenas-2004, no 4x100m feminino. A velocista conquistou também a prata no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul-2011, no 4x100.


Endereço da página:

Links no texto: