Folha de S. Paulo


Em alta, Valdivia pode desfalcar Palmeiras em ao menos 6 jogos para defender o Chile

Bastante celebrado pelo clube e pela torcida, o retorno com boas atuações do meia Valdivia na Série B do Brasileiro, após 114 dias sem jogar, pode ter um lado negativo ao Palmeiras.

Isso porque o técnico da seleção do Chile, Jorge Sampaoli, que assistiu à goleada do time paulista sobre o ABC-RN, na última sexta-feira, da tribuna do Pacaembu, já projeta convocar o camisa 10 palmeirense.

"Com os jogos e com o tempo, eu tenho certeza de que o Valdivia continuará evoluindo e voltará a ser uma figura importante para o Palmeiras e para o futebol chileno", afirmou Sampaoli ao site do Palmeiras.

Vinicius Pereira - 10.jul.2013/Folhapress
O meia chileno Valdivia gesticula durante um treino do Palmeiras
O meia chileno Valdivia gesticula durante um treino do Palmeiras

Ainda este ano, o Chile fará três jogos pelas eliminatórias da Copa-2014 e ao menos um amistoso, no dia 14 de agosto, contra o Iraque, na Dinamarca.

Antes desta data, o treinador do Chile quer voltar ao Brasil para ver Valdivia de novo em ação. O Chile é o quarto colocado nas eliminatórias, último posto que garante vaga direta no Mundial de 2014.

Caso seja convocado para todas as partidas, Valdivia desfalcará o Palmeiras em ao menos seis jogos da Série B.

Contra o Joinville e o Paysandu no mês que vem, Chapecoense e Atlético-GO, em setembro, e Guaratinguetá e Icasa, em outubro.

Isso sem considerar a possibilidade de o departamento médico do Palmeiras decidir preservar Valdivia em jogos do time que antecederem ou sucederem as partidas do Chile.

Desde o retorno do meia, na goleada por 4 a 0 sobre o Oeste, no dia 6 de julho, a comissão técnica palmeirense sinalizou que poupará Valdivia em uma partida quando houverem dois jogos na semana.

"Estamos fazendo um monitoramento pós-jogo para ver a recuperação, o estado físico do Valdivia. Lógico que os aspectos fisiológicos pesam", disse o técnico Gilson Kleina após a vitória por 4 a 1 sobre o ABC-RN.

Um alívio ao torcedor palmeirense é que as partidas da seleção chilena não coincidem com as datas dos jogos da Copa do Brasil, que começam para o Palmeiras nas oitavas de final no dia 21 de agosto.

Há somente uma data Fifa entre os dias 15 e 19 de novembro que é próxima à primeira partida da final da Copa do Brasil, no dia 20 de novembro.

JOGOS DO CHILE

14 de agosto
Chile x Iraque (Dinamarca) - Amistoso

6 de setembro
Chile x Venezuela (Chile) - Eliminatórias

11 de outubro
Colômbia x Chile (Colômbia) - Eliminatórias

15 de outubro
Chile x Equador (Chile) - Eliminatórias

JOGOS DO PALMEIRAS (em datas próximas)

13 de agosto
Joinville x Palmeiras (Joinville) - Série B

17 de agosto
Palmeiras x Paysandu (São Paulo) - Série B

3 de setembro
Palmeiras x Chapecoense (São Paulo) - Série B

7 de setembro
Atlético-GO x Palmeiras (Goiânia) - Série B

12 de outubro
Palmeiras x Guaratinguetá (São Paulo) - Série B

15 de outubro
Icasa x Palmeiras (Juazeiro do Norte) - Série B


Endereço da página:

Links no texto: