Folha de S. Paulo


Medalhistas olímpicos da Jamaica são pegos no doping

Os velocistas jamaicanos Asafa Powell e Sherone Simpson foram pegos no exame antidoping por uso de estimulante, segundo o agente dos atletas Paul Doyle.

Soeren Stache/Efe
A jamaicana Sherone Simpson
A jamaicana Sherone Simpson

O fato é noticiado no mesmo dia que o velocista americano Tyson Gay, 30, anunciou que foi pego em um exame antidoping. Gay detém o melhor tempo do ano nos 100 metros rasos (9s75).

Rival de Usain Bolt, Powell, 30 é ex-recordista mundial dos 100 metros, além de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos de Pequim-2008 e de Londres-2012, como integrante da equipe da Jamaica do 4x100 m masculino.

Já Sherone, 28, levou a medalha de prata nos 100 m de Pequim, além do ouro em Atenas-2004 e prata em Londres-2012, no 4x100 m feminino. A velocista conquistou também a prata no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul-2011, no 4x100 m.

Por meio de sua conta no Twitter, Powell confirmou que o teste deu positivo em uma amostra entregue nas eliminatórias nacionais em junho.

"Foi encontrada uma substância chamada oxilofrina, que é proibida pelas autoridades, mas quero deixar claro que nunca tomei substâncias proibidas de propósito. Jamais fui trapaceiro", escreveu o velocista, que disse ter aberto uma investigação junto de seu estafe e que vai cooperar com as autoridades.

Max Rossi - 17.ago.2009/Reuters
Asafa Powell (dir.) observa Usain Bolt, junto com Tysoin Gay, em pódio dos 100m do Mundial de Atletismo de Berlim
Asafa Powell (dir.) observa Usain Bolt, junto com Tysoin Gay, em pódio dos 100 m do Mundial de Atletismo de Berlim

Endereço da página:

Links no texto: