Folha de S. Paulo


Velocista Tyson Gay anuncia que foi flagrado em exame antidoping e está fora do Mundial

O velocista americano Tyson Gay, 30, atleta com melhor tempo do ano nos 100 metros rasos (9s75), anunciou que foi pego em um exame antidoping por uma substância que não especificou e que, por consequência, não poderá participar do Mundial de Moscou, que acontece entre os dias 10 e 18 de agosto.

Segundo relatou o próprio atleta, a Agência Americana Antidoping comunicou na sexta-feira que a amostra do atleta tinha dado positivo em um exame fora de competição ao qual foi submetido em 16 de maio.

Gay acrescentou que nos próximos dias será realizada a contraprova. "Não tenho nenhuma história sobre sabotagem. O que aconteceu é que pus minha confiança em alguém e não deu certo", comentou o velocista, que foi campeão mundial dos 100m e 200m em Osaka 2007.

"Eu cometi um erro", admitiu Gay, que reforçou que nunca tomou, de forma consciente, nenhum medicamento ou droga que melhorasse sua performance nas pistas.

"Estou desistindo do meeting de Monaco (válido pela Liga de Diamante) e do Mundial de Moscou."

Na esperança de ainda ser inocentado, Gay lembrou que, apesar do teste positivo na amostra A, a amostra B ainda deve ser testada.

Neste ano, Gay tinha recuperado sua melhor forma após um ano de lesões e passar por uma cirurgia nas costelas. Suas marcas da temporada (9s75 nos 100 m e 19s74 nos 200 m) lhe deram esperanças de superar o jamaicano Usain Bolt no Mundial de Moscou.

O americano não participou do Mundial de Daegu-2011, na Coreia do Sul, por causa de uma lesão no quadril, e não conseguiu voltar ao seu melhor nível para os Jogos de Londres-2012, ficando em quarto, a um centésimo no pódio. Ele foi prata no 4x100 m masculino

Jean-Christophe Bott - 4.jul.2013/Efe
O velocista americano Tyson Gay durante competição dos 100m rasos pela Liga Diamante, na Suíça
O velocista americano Tyson Gay durante competição dos 100m rasos pela Liga Diamante, na Suíça

Endereço da página:

Links no texto: