Folha de S. Paulo


Brasil vence EUA e vai enfrentar Rússia e Canadá na fase final da Liga Mundial

A seleção brasileira masculina de vôlei encerrou sua participação na fase de classificação da Liga Mundial com mais uma vitória. Neste domingo, o Brasil derrotou os Estados Unidos por 3 a 0 (parciais de 25/21, 26/24 e 25/23), no Maracanãzinho, Rio.

O Brasil viaja agora para Mar del Plata, na Argentina, onde disputa a fase final da Liga entre os dias 17 e 21. A seleção está no Grupo E, ao lado da Rússia (segunda colocada no Grupo B) e do Canadá (campeão do C) e estreia na quarta contra os atuais campeões olímpicos, repetindo o duelo dos Jogos de Londres-2012. Na sexta, os brasileiros duelam contra os canadenses.

No Grupo D estão Bulgária (segunda colocada na chave brasileira), Itália (campeã do Grupo B) e o país-sede. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais e, os vencedores desses confrontos, para a final, que acontece no domingo, dia 21.

Viajam para a Argentina em busca do décimo titulo do Brasil na Liga os levantadores Bruno e William; os opostos Leandro Vissotto e Wallace; os centrais Lucão, Éder, Maurício Souza e Isac; os ponteiros Dante, Lucarelli, Thiago Alves, Maurício Borges e Lipe, e o líbero Mário Jr.

Divulgação
Matt Anderson sofre bloqueio triplo de Wallace (esq.), Thiago e Maurício
Matt Anderson sofre bloqueio triplo de Wallace (esq.), Thiago e Maurício

A equipe comandada pelo técnico Bernardinho venceu nove partidas e perdeu apenas uma na fase de grupos, terminando na liderança do Grupo A com 25 pontos e com a melhor campanha entre todas as seleções da Liga.

Nesta partida, Bruninho, Dante e Vissotto foram poupados.

O primeiro set foi equilibrado até a parte final, quando o Brasil desgarrou na frente e fechou a parcial por 25 a 21.

Os EUA ficaram na frente durante boa parte do segundo set, chegando a abrir quatro pontos de vantagem no meio da parcial. No entanto, os brasileiros se superaram e viraram no fim, mantendo a liderança ao vencerem por 26 a 24.

A seleção brasileira liderou toda a terceira parcial. Mas, os americanos se recuperaram, passaram os rivais e chegaram a abrir 21 a 19. Mais experientes, os brasileiros demonstraram mais força e viraram o placar, vencendo o set por 25 a 23.


Endereço da página:

Links no texto: