Folha de S. Paulo


Palmeiras reencontra o Pacaembu em festa e goleia o ABC

O Palmeiras superou o nervosismo, goleou por 4 a 1 o ABC-RN e arrancou gritos de olé da torcida no Pacaembu. A partida dessa sexta-feira marcou a estreia da equipe no estádio paulistano, que estava em festa, na Série B de 2013.

Os primeiros jogos como mandante neste torneio foram realizados em Itu (três) e Presidente Prudente (um), após uma punição imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Havia a expectativa de qual seria o comportamento do público. Mas a torcida do Palmeiras fez festa cedo, mesmo com uma surpreendente pressão inicial do ABC-RN, o lanterna da competição.

Julia Chequer/Folhapress
Valdivia chuta a bola durante a vitória do Palmeiras; meia chileno teve outra boa atuação
Valdivia chuta a bola durante a vitória do Palmeiras; meia chileno teve outra boa atuação

O clube alviverde paulista chegou à vice-liderança da Série B, com 18 pontos. Porém, o Joinville, que joga contra o Chapecoense no sábado, tem 15 pontos e pode voltar ao segundo lugar.

A presença de Valdivia era atração à parte. Mais de 24 mil torcedores no estádio queriam saber se ele repetiria a boa atuação da vitória de 4 a 0 sobre o Oeste, no sábado. E o chileno foi bem novamente.

JOGO

No primeiro lance de perigo, o ABC balançou as redes, mas pelo lado de fora. Lino, de cabeça, assustou Fernando Prass. Depois foi a vez de Rodrigo Santos, em chute rasteiro rente à trave direita do goleiro.

Com 15 minutos, Leandro e Valdivia reclamaram de forma seguida de pênaltis. Ambos foram puxados, embora o chileno tenha feito um pouco de teatro na queda. O juiz os ignorou.

Aos 19min, após roubada de bola e contra-ataque, o Palmeiras chegou ao primeiro e gol. Valdivia arrancou pela esquerda, tocou para Leandro no meio, que serviu Wesley. O chute na área saiu de primeira, sem chances para Lopez: 1 a 0.

O gol trouxe tranquilidade. Em nova roubada de bola no meio do campo e contra-ataque, Wesley deu a assistência para Luis Felipe. Também na área, quase que sem ângulo, ele chutou forte e venceu o goleiro do ABC. Aos 32min, o placar foi para 2 a 0.

No início do segundo tempo, o time do Rio Grande do Norte ainda tentou uma recuperação. Erick Flores e Pingo ameaçaram, mas não a ponto de vencerem Fernando Prass.

Então, Wesley tratou de lançar Charles em profundidade. Ele tentou passar pelo goleiro e caiu. O juiz deu pênalti, sob alegação de toque do braço de Lopez no pé do volante. Vinicius bateu rasteiro no canto direito: 3 a 0, aos 17min.

O ABC até que insistiu, mas sem ser certeiro nas finalizações. Então coube a Vinicius dar um passe longo e Serginho encobrir o goleiro com categoria: 4 a 0, aos 31min. A torcida foi ao êxtase.

No final da partida, aos 45min, ainda houve tempo para GIlcimar limpar André Luiz e fazer o gol de honra: 4 a 1. O chute cruzado não deu chances para Fernando Prass.


Endereço da página:

Links no texto: