Folha de S. Paulo


'Garantido' nas Finais da ATP, Bruno Soares muda calendário

Nas contas do brasileiro Bruno Soares, ele só não vai às Finais da ATP, torneio que reúne os oito melhores tenistas e as oitos melhores duplas da temporada em Londres, se algo muito diferente acontecer.

"Venho acompanhando mais atentamente a classificação para o Finals há seis anos", afirmou o duplista. "Nunca a nota de corte ultrapassou os 3.500 pontos."

Ele e o austríaco Alexander Peya já somam 3.505 pontos e só estão atrás dos irmãos Bob e Mike Bryan, a dupla mais vitoriosa da história e que são os atuais campeões olímpicos e dos quatro Grand Slams.

Philippe Perusseau - 4.jun.134/Efe
Bruno Soares (dir.) devolve bola observado pelo companheiro Alexander Peya, em Roland Garros
Bruno Soares (dir.) devolve bola observado pelo companheiro Alexander Peya, em Roland Garros

"Só vou comemorar quando a ATP [Associação dos Tenistas Profissionais] anunciar nossa classificação oficialmente", afirmou o oitavo do mundo no ranking de duplistas. "Mas está muito bem encaminhada."

Mas, com a classificação praticamente garantida ainda no meio da temporada, o brasileiro e o austríaco resolveram fazer algumas mudanças no calendário.

"A gente tirou alguns ATP 250. A gente iria jogar Bastad nesta semana e cortou. Iríamos jogar Winston-Salem antes do US Open e cortamos também", afirmou Bruno Soares, 31, à Folha. "Chegamos numa pontuação que temos que focar realmente nos [ATP] 500, nos Masters 1.000 e nos Grand Slams."

Os ATP 250, como o Brasil Open vencido por Peya e Soares, são os menores torneios de elite do circuito, oferecendo 250 pontos à dupla campeã.

"Vamos fazer um trabalho específico para isso e chegar bem preparados. Vamos evitar nos desgastar [em torneios menores] e chegar não tão bem preparados."

JEJUM

Os únicos brasileiros a disputar o evento dos melhores da temporada em duplas foram Cássio Motta e Carlos Kirmayr, em 1984.

Em 2008, André Sá e Marcelo Melo foram a Xangai como reservas.

Vice-campeão em Wimbledon, ao lado do croata Ivan Dodig, Melo também tem chances de ir a Londres no final do ano.

A campanha em Londres rendeu à dupla um salto de 21 posições no ranking e agora ela aparece na sétima colocação, com 1.740 pontos.

REGALIAS

Bruno Soares contou que passou a contar com algumas regalias por estar bem posicionado no ranking.

"Em Wimbledon tem uma coisa muito bacana. Os quatro primeiros cabeças de duplas podem usar o vestiários dos membros do clube", contou o brasileiro.

Ele explicou que o torneio inglês conta com três vestiários e que o dos membros tem acesso restrito. "Mas eu não usufrui. Fiquei lá no de cima mesmo, que é onde eu sempre fico, conheço todo mundo e tenho uma amizade com a galera que fica lá."

Bruno Soares contou que foi matar a curiosidade no vestiário dos membros. "Fui lá visitar e tinha o locker [armário] com meu nome bonitinho, mas eu falei pros caras: 'Vou ficar lá em cima'."


Endereço da página:

Links no texto: