Folha de S. Paulo


Interlagos é cogitado para receber testes da F-1 após o fim do Mundial

Depois dos problemas com os pneus no GP da Inglaterra e de um final de semana sem incidentes na Alemanha, as equipes da F-1 e a Pirelli, fornecedora da categoria, discutem a possibilidade de realizar um teste em Interlagos, após o encerramento do Mundial deste ano, no GP Brasil, em 24 de novembro, para conhecer melhor os compostos que devem ser usados em 2014.

"Não podemos usar os treinos livres de sexta-feira em São Paulo, como aconteceu no último ano, porque o tempo de testes é muito limitado. Nossa intenção é fazer um programa muito mais detalhado e que vise de fato o desenvolvimento dos pneus", explicou Paul Hemberey, diretor da Pirelli, em Nurburgring, onde Sebastian Vettel chegou à quarta vitória da temporada, anteontem, e ampliou sua vantagem na liderança do Mundial.

"Para nós, o Brasil seria ideal por causa da natureza do circuito de Interlagos, pelo fato de ser a última corrida do ano e por estarmos perto do que queremos usar no próximo ano", completou o dirigente.

Sam Michael, diretor esportivo da McLaren, também afirmou ser favorável ao uso de Interlagos após a realização do GP Brasil para alguns dias de testes específicos com os compostos que serão utilizados no campeonato do próximo ano.

"Sem dúvida é uma pista que nos mostraria a chance de acontecer algo como vimos em Silverstone. A McLaren está pronta para apoiar o que a Pirelli decidir", disse Michael em referência ao estouro de quatro pneus durante o GP da Inglaterra, o que fez com que a fornecedora de compostos trocasse a carcaça de seus pneus para a corrida alemã --uma nova mudança irá acontecer para o GP da Hungria, próxima etapa do Mundial, no dia 28.

"Acho que é possível testar bastante coisa às sextas-feiras, mas obviamente que não seria a mesma coisa que fazer um teste específico de pneus por um ou dois dias após a corrida."

Uma primeira conversa sobre esta possibilidade já aconteceu durante o final de semana do GP da Alemanha, em Nurburgring, mas as equipes e a Pirelli ainda não chegaram a um consenso sobre a realização ou não do teste em Interlagos. Não há data para que seja tomada uma decisão sobre o teste.


Endereço da página:

Links no texto: