Folha de S. Paulo


Vettel vence prova com acidente nos boxes e abandono de Massa na 4ª volta

Depois da frustração de perder a pole no treino de sábado, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o GP da Alemanha neste domingo e alcançou a sua quarta vitória na temporada.

O finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, ficou com a segunda colocação. O francês Romain Grosjean, também da Lotus, terminou a corrida em terceiro. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, foi o quarto.

O brasileiro Felipe Massa, que afirmara no sábado não ter carro para brigar pela pole, não teve carro nem para ir além da quarta volta. Depois de uma boa largada, teve problemas e abandonou. Irritado, deixou o seu carro e não quis falar com a imprensa antes do término da prova.

Já a nona volta reservou momentos de pânico nos boxes. O australiano Mark Webber, da Red Bull, perdeu uma roda durante a troca. O pneu se soltou e atingiu um cinegrafista da F-1, que estava de costas e não conseguiu desviar, ao contrário de mecânicos de outras equipes.

O cinegrafista caiu e teve que ser levado, de maca, ao centro médico do circuito. De acordo com as primeira informações, ele está consciente e seu estado não é grave.

Outro momento curioso da corrida aconteceu com a Marussia do francês Jules Bianchi. Após abandonar a prova, o piloto deixou o seu carro, que começou a andar sozinho no meio da pista e só foi parar após bater numa placa de anúncio. O safety car teve que intervir.

Na pista, a luta pelas primeiras colocações durou até o fim, mas Vettel conseguiu se defender do ataque de Raikkonen, enquanto Alonso, mesmo mais veloz, não conseguiu passar Grosjean, apesar da proximidade.

Pole no treino de sábado, o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, não passou do quinto lugar, seguido pelo também inglês Jenson Button, da McLaren. Webber, que teve problemas com o pneu nos boxes, ficou em sétimo.

Com o triunfo, Vettel consegue abrir vantagem na liderança do Mundial de pilotos. Tem agora 157 pontos, enquanto Alonso, vice-líder, tem 123. O espanhol, porém, é seguido de perto pelo terceiro colocado Raikkonen, com 116 pontos.

A próxima etapa --a décima-- da F-1 acontece só no dia 28 de julho, na Hungria.

CONFIRA OS TEMPOS DO GP DA ALEMANHA
1 Sebastian Vettel (ALE) Red Bull 1h41min14s711
2 Kimi Räikkönen (FIN) Lotus +1s0
3 Romain Grosjean (FRA) Lotus +5s8
4 Fernando Alonso (ESP) Ferrari +7s7
5 Lewis Hamilton (ING) Mercedes +26s9
6 Jenson Button (ING) McLaren +27s9
7 Mark Webber (AUS) Red Bull +37s5
8 Sergio Perez (MEC) McLaren +38s3
9 Nico Rosberg (ALE) Mercedes +46s8
10 Nico Hulkenberg (ALE) Sauber +49s8
11 Paul di Resta (ESC) Force India +53s7
12 Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso +56s9
13 Adrian Sutil (ALE) Force India +57s7
14 Esteban Gutierrez (MEX) Sauber +60s1
15 Pastor Maldonado (VEN) Williams +61s9
16 Valtteri Bottas (FIN) Williams a uma volta
17 Charles Pic (FRA) Caterham a uma volta
18 Giedo van der Garde (HOL) Caterham a uma volta
19 Max Chilton (ING) Marussia a uma volta
20 Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso não completou
21 Jules Bianchi (FRA) Marussia não completou
22 Felipe Massa (BRA) Ferrari não completou

Endereço da página:

Links no texto: