Folha de S. Paulo


Ney Franco é demitido do São Paulo; diretoria fala em "inferno" após resultados

Ney Franco não é mais técnico do São Paulo. O treinador foi demitido do clube depois de uma reunião que começou na quinta e foi retomada na tarde desta sexta-feira.

"O percentual de pontos, a conquista da Sul-Americana, a conquista do segundo turno do Brasileiro mostram toda a competência [de Ney Franco], o acerto do trabalho. Mas no futebol não tem purgatório: é céu ou inferno, dependendo do resultado", disse o diretor de futebol do São Paulo, Adalberto Batista.

A derrota para o Corinthians, no meio de semana, pela Recopa, foi a gota d'água para a demissão de Ney Franco, que completou um ano de clube exatamente nesta sexta.

"Hoje completa um ano que eu cheguei ao São Paulo e não posso sair daqui sem destacar todo o incentivo para que o trabalho desse certo. Logicamente saio frustrado do trabalho", afirmou Ney Franco, em entrevista coletiva após a demissão, ainda no clube.

O técnico deixa o São Paulo na sexta colocação do Campeonato Brasileiro, com oito pontos. Em cinco jogos, conquistou duas vitórias, dois empates e uma derrota. No clube, Ney Franco acumulou 41 vitórias, 16 empates e 22 derrotas em 79 jogos. Um aproveitamento de 59%.

De acordo com informações do próprio São Paulo, o auxiliar técnico Eder Bastos também deixa a equipe.

O coordenador técnico Milton Cruz comandará o time na partida contra o Santos, no próximo domingo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

O nome mais cogitado e pedido pela torcida para assumir o cargo de técnico é o de Muricy Ramalho, que deixou o Santos no mês passado.

HISTÓRICO

Ney Franco assumiu o time do São Paulo em 2012, na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o time ocupava a quinta colocação. Terminou o torneio em quarto, com a melhor campanha do segundo turno --15 vitórias, seis empates e nove derrotas-- e a vaga na Libertadores.

O ex-comandante são-paulino encerrou um jejum do clube de quatro anos sem títulos e deu ao clube um troféu inédito, a Copa Sul-Americana.

No Campeonato Paulista de 2013, foi o melhor time da primeira fase mesmo poupando jogadores em vários jogos. Mas não aguentou o Corinthians e, nos pênaltis, foi eliminado na semifinal.

A Libertadores não fez bem para Ney Franco. O técnico se desentendeu com Lúcio, o time sofreu para passar da fase de grupos e caiu com uma goleada por 4 a 1 para o Atlético-MG nas oitavas.

No Brasileiro, a equipe do Morumbi alternou bons e maus resultados nas cinco primeiras rodadas. Empatou fora de casa com o Atlético-MG, mas acabou derrotado pelo Goiás dentro do Morumbi.

A derrota para o Corinthians na Recopa Sul-Americana por 2 a 1 do Morumbi, no jogo de ida nesta quarta, lhe custou o emprego.


Endereço da página:

Links no texto: