Folha de S. Paulo


Primeiro rival de Anderson no UFC conta como estreia de brasileiro quase não aconteceu

O norte-americano Chris Leben, que no sábado enfrenta o compatriota Andrew Craig, na preliminar do duelo entre Anderson Silva e Chris Weidman, foi o primeiro rival do brasileiro no UFC. Ele conta que a estreia de Anderson no UFC, contra ele, em junho de 2006, por pouco não deixou de acontecer.

"Passado tanto tempo, hoje posso contar essa história", disse Leben à Folha.

"Apesar de o Anderson ter estreado contra mim no UFC, meu manager na época conhecia o histórico de Anderson em torneios como Pride e Cage Rage e sabia que seria um adversário dificílimo. Tanto que o UFC ofereceu a luta para a gente e recusamos duas vezes antes de aceitar...", contou o lutador, que ganhou fama ao participar da edição inaugural do reality show "The Ultimate Fighter".

O estilo de Leben foi feito sob medida para Anderson, já que é um brigador com muita coragem e agressividade, mas sem muita técnica. Partiu imediatamente para o ataque contra o brasileiro, o que abriu brecha para um contragolpe certeiro.

A luta não passou do assalto inicial e, com base no que fez em sua estreia, contra um rival conhecido por sua resistência --mas cujo estilo favorecia totalmente o jogo de Anderson--, o brasileiro ganhou a oportunidade de enfrentar o então campeão dos médios do UFC, Rich Franklin, logo em sua segunda luta na promoção. O resto é história.

Mas o próprio Leben alerta que a história poderia ter sido muito diferente. "Por pouco quase não enfrentei o Anderson", reconhece. No caso, Anderson teria enfrentado um outro adversário, mas talvez sua estreia não tivesse sido tão impressionante como foi.

Reprodução/Twitter
Anderson Silva e Chris Weidman posam para fotos na coletiva de imprensa do UFC 162, em Las Vegas
Anderson Silva e Chris Weidman posam para fotos na coletiva de imprensa do UFC 162, em Las Vegas

Endereço da página:

Links no texto: