Folha de S. Paulo


A pedido da Pirelli, FIA proíbe equipes de inverterem pneus

Depois dos problemas que causaram o estouro de quatro pneus de carros diferentes durante o GP da Inglaterra de F-1, a FIA anunciou nesta sexta-feira, em Nurburgring, que não irá permitir que as equipes invertam os compostos.

Depois de uma investigação para descobrir o que havia causado as falhas, a Pirelli afirmou que um dos motivos era a inversão dos pneus, uma prática comum entre os times. As outras causas apontadas pela fornecedora foram a pressão errada, a cambagem e as zebras do circuito de Silverstone.

Numa tentativa de evitar que os problemas se repitam neste final de semana, durante o GP da Alemanha, a Pirelli mudou a carcaça dos pneus de aço para kevlar, uma fibra sintética mais resistente.

Além disso, também pediu à entidade que comanda o automobilismo para que fiscalize os times e assegure que os compostos não serão invertidos pelas equipes, pedido que foi atendido.

"Os pneus dianteiros e traseiros precisam ser usados no lado do carro em que eles foram originalmente produzidos para ser utilizados", disse comunicado da FIA. "Será da responsabilidade de cada equipe comprovar para nossos fiscais que seus carros estão dentro das regras o tempo todo."


Endereço da página:

Links no texto: