Folha de S. Paulo


Não vou atrasar obras da Olimpíada por causa de 200 pessoas que voam de avião, diz Paes

Operários do Consórcio responsável pela construção do Parque Olímpico começaram a trabalhar na madrugada de hoje para remover o Ceu (Clube Esportivo de Voo), em Jacarepaguá, zona oeste do Rio.

O clube ocupa o terreno há 30 anos em caráter de concessão. Há cerca de dois anos, a prefeitura tenta retomar a área, que fará parte do Parque Olímpico.

Em entrevista para a rádio CBN, o prefeito o Rio, Eduardo Paes (PMDB), falou sobre o assunto: "Não vou atrasar obras da Olimpíada por causa de 200 pessoas que voam de avião".

"Aquela é uma área pública, que pertence a toda a população da cidade, que há 30 anos está ocupada de maneira até legal por 200 pessoas, que se utilizam dessa área pública para voar com seus aviões. Estamos falando do interesse de 200 pessoas contra o interesse de toda a cidade, que é fazer o Parque Olímpico", disse o prefeito.

"Então, a prefeitura apresentou alternativas, tem alternativa, mas mesmo que não tivesse, o interesse da cidade está acima, quando estamos tratando de área pública para fazer no prazo o cronograma das Olimpíadas", acrescentou Paes.

Principal equipamento esportivo a ser construído para os Jogos de 2016, o Parque Olímpico vai abrigar 15 modalidades olímpicas e 11 paralímpicas.

A área receberá também o centro de imprensa, para cerca de 20 mil jornalistas.

Após os Jogos, parte das instalações do evento serão transformadas em prédios residenciais e comerciais.

Segundo sócios do Ceu, as máquinas já destruíram a cabeceira de uma das três pistas.

Na noite de ontem, os portões do clube foram destruídos pelas máquinas. Para evitar a destruição do clube, barricadas de aviões chegaram a ser montadas para evitar a destruição da pista.

A prefeitura decidiu desocupar o terreno do Ceu baseado numa liminar concedida pela juíza Alessandra Cristina Tufvesson Peixoto, da 3ª Vara de Fazenda Pública, concedida no final do mês passado. Pela decisão judicial, a Prefeitura já estava autorizada a entrar no terreno, mas não a quebrar.

Segundo Paes, a prefeitura conseguiu com as Forças Armadas um novo espaço para abrigar o Ceu em Guaratiba, também na zona oeste do Rio. Ele disse que, enquanto a área não estivesse pronta, os sócios do Ceu poderiam utilizar o Aeródromo de Nova Iguaçu, cedido pela prefeitura local.

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a pista do aeroclube da Baixada Fluminense permanecerá fechada pelo menos até o próximo dia 27 em virtude dos riscos para operações aéreas. O crescimento de favelas no entorno teria causado a suspensão das atividades.

Daniel Marenco - 27.jun.2013/Folhapress
Eduardo Paes fala em entrevista na Prefeitura do Rio de Janeiro
Eduardo Paes fala em entrevista na Prefeitura do Rio de Janeiro

Endereço da página: