Folha de S. Paulo


Após 100 jogos na NBA, Splitter fala em descanso para justificar ausência na seleção

Foram 100 jogos na temporada da NBA. E Tiago Splitter quer um tempo agora. O pivô brasileiro pediu dispensa da seleção brasileira que vai participar da Copa América de basquete entre os dias 30 de agosto e 11 de setembro em Caracas, na Venezuela.

Primeiro, por meio de seu Twitter, o atleta alegou problema contratual, já que ainda não renovou com o San Antonio Spurs e, sem clube, não pode atuar pela seleção brasileira, como determina a legislação. Depois, em entrevista nesta terça-feira em São Paulo, ele admitiu que precisa de um tempo.

"Tem a situação contratual e tem o descanso. O meu corpo está pedindo. São várias coisas que, se você não tem férias, você acaba acumulando para o ano seguinte. Estou desgastado física e mentalmente ", disse Splitter.

Pelos Spurs, o pivô jogou 81 jogos na temporada regular, sendo 58 como titular, com média de 24,7 minutos em quadra. Foram mais 19 partidas nos playoffs.

"Eu quero dedicar essas férias para me recuperar bem, para ficar numa forma física ótima para o ano que vem porque vai ser importante para mim. É um ano que permite ter um descanso. Obviamente se fosse uma Olimpíada, um Mundial, você faz um esforço, obviamente é outra coisa", afirmou.

Splitter, que continua em negociação com os Spurs, conversou com o técnico da seleção brasileira para se explicar. Falou até com o armador Marcelinho Huertas, capitão da equipe nacional.

Huertas, que atua pelo Barcelona, entendeu bem a necessidade de Splitter, que se ausentou da seleção pela última vez em 2004. Desde então, participou de ao menos um torneio nos últimos oito anos.

"O Tiago é um exemplo de dedicação. Criticá-lo seria muita injustiça. Tem que respeitar, ele sempre entregou tudo para a seleção. Mas a gente tem bons jogadores na posição que com certeza vão ajudar a gente na ausência dele", disse Huertas em contato com a Folha.

A Copa América de basquete irá classificar os quatro primeiros colocados para a Copa do Mundo da Espanha, em 2014. Assim como Splitter, o pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, também está fora do torneio, pois está com uma lesão.


Endereço da página:

Links no texto: